destaque
Unidades de Saúde promovem atividades para alertar usuários sobre prevenção e cuidados à diabetes
Thibério Rodrigues
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa realizará ações alusivas ao Dia Mundial da Diabetes para alertar os usuários da Atenção Básica sobre prevenção e tratamento da doença. As atividades acontecem nesta quarta-feira (16), a partir das 8h, nas Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital.
Durante as ações, os usuários terão acesso a teste de glicemia capilar, cadastro no programa ‘Remédio em Casa’, verificação de pressão arterial, atualização da caderneta de vacinação e testes de Covid-19. Também haverá orientações sobre o que é a diabetes e os seus tipos, como conviver com a doença e cuidados com o pé diabético, além de rodas de conversa e dinâmicas de fortalecimento dos grupos de diabéticos e hipertensos.
Para a gerente de Atenção Básica de João Pessoa, Irna Medeiros, o Dia Mundial da Diabetes, lembrado na segunda-feira (14), é uma oportunidade para destacar a necessidade urgente de aumentar o acesso ao diagnóstico e tratamento da doença, a fim de prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem com diabetes. “Pensando nesse contexto, as unidades de saúde da família realizarão atividades de prevenção, diagnóstico e controle do diabetes para intensificar a assistência prestada a esse público”, afirmou.
Serviço – Na rede municipal de saúde as ações de prevenção ao diabetes iniciam nas USFs, onde são ofertadas consultas para diagnóstico, avaliações, tratamento medicamentoso, acompanhamento com equipe multidisciplinar, educação em saúde com grupos de convivência, realização de exames ou encaminhamentos para realizá-los. Atualmente, mais de 30 mil usuários com diabetes estão cadastrados na Atenção Básica de João Pessoa.
Os usuários ainda têm acesso a serviços como as Academias de Saúde e o projeto Saúde em Movimento, com atividades físicas orientadas, além dos centros de práticas integrativas e complementares (CPICS), que auxiliam o tratamento, com terapias alternativas.
Já na rede especializada, a SMS mantém o serviço de tratamento ao Pé Diabético, que funciona dentro da Policlínica Municipal de Jaguaribe. Para ser atendido, além do encaminhamento da unidade de saúde, é necessário levar os documentos de identidade, CPF, cartão SUS e comprovante de residência. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.