Tecnologia
Selo de verificado do Twitter deve custar US$ 8 por mês, anuncia Elon Musk
Selo deve fazer parte do novo “Twitter Blue”, versão paga da rede social que será reformulada por Musk. Atualmente o distintivo é direcionado a celebridades, políticos, atletas e jornalistas
O selo deve fazer parte do novo “Twitter Blue”, versão paga da rede social que será reformulada por Musk. Atualmente o distintivo é concedido a celebridades, políticos, atletas e jornalistas, sem cobranças adicionais.
“O atual sistema de senhores e camponeses do Twitter para quem tem ou não uma marca de verificação azul é uma m****”, escreveu Musk, em sua conta na rede social.
“Poder ao povo! [Twitter] Blue por US$ 8 por mês”, completou.
Para diferenciar as contas de pessoas públicas dos milhões de usuários comuns que podem conseguir o selo, haverá uma tag secundária abaixo do verificado para indicar o título dessas pessoas. Essa tag adicional já existe para contas de alguns políticos do EUA, como o presidente Joe Biden.
Musk ressaltou que o preço do plano será ajustado por país, proporcional à paridade do poder de compra.
Benefícios do Twitter pago
Além do selo verificado, o empresário acrescentou que outros benefícios do plano pago serão:
- “prioridade nas respostas, menções e pesquisa”;
- “capacidade de postar vídeo e áudio longos”;
- “metade dos anúncios”;
- e “desvio de paywall dos publicadores”que trabalharem com a rede social.
A expectativa de Musk é que o novo plano pago do Twitter garanta mais uma fonte de receita para pagar a criadores de conteúdo dentro da plataforma.
Em julho deste ano, a rede social reportou uma perda trimestral de US$ 270 milhões(cerca de R$ 1,3 bilhão) mesmo com o aumento do número de usuários.
Compra do Twitter
A novidade de cobrar por verificação faz parte de uma série de anúncios de Musk desde que finalizou a compra do Twitter, por US$ 44 bilhões (R$ 235 bilhões), na última quinta-feira (27).
O processo durou seis meses e foi marcado por idas e vindas de Musk, que em julho deste ano chegou a desistir do acordo e argumentou ter sido enganado pela empresa.
“A análise preliminar dos consultores de Musk das informações fornecidas pelo Twitter até o momento faz com que ele acredite fortemente que a proporção de contas falsas e de spam incluídas na contagem de usuários relatada é muito superior a 5%”, afirmaram na época advogados do bilionário.
Ele foi processado pela plataforma para concluir a compra e o negócio foi à Justiça. Em outubro, Musk voltou atrás e desistiu de sair do acordo.
Segundo a imprensa dos EUA, Musk teria voltado atrás porque sua equipe legal percebia que provavelmente não conseguiria vencer a disputa judicial contra a rede social.