Siga nossas redes

Tecnologia

Reviravolta Digital: Empresas Paranaenses Adotam Chatbots para Atendimento Relâmpago em 1 a 10 Segundos

Empresas do Paraná unem-se para dar atendimento em tempo recorde via chatbot: 1 a 10 segundos, dizem os especialistas

Quando você entra em contato com uma empresa por meio da rede social, seja para tirar uma dúvida, seja para saber mais de um produto ou comprá-lo, espera por uma resposta em tempo breve, certo? Já imaginou ter o retorno desse primeiro contato em menos de 10 segundos? Não é coisa de outro mundo nem missão impossível. Cientes de que o cliente tem vez e voz, empresas dos mais variados setores vêm investindo em soluções mais refinadas de chatbot, com ferramentas que respondem quase de modo imediato ao primeiro contato.

Uma rápida “googlada” usando as palavras-chave “chatbot”, e o site Reclame Aqui, um dos principais canais para registro de queixas online dos consumidores, já denuncia a importância do refinamento do modelo. “Chatbot horrível e propostas desconexas”, diz uma queixa; “Plataforma cheia de bugs e problemas”, pontua outra; apenas para exemplificar.

Assim, em uma época de conexões, de negócios feitos de maneira digital e com consumidores que buscam experiências a cada compra, empresas que se dedicam a dar suporte para quem demonstra interesse tendem a se sobressair e causar uma boa impressão. Mais do que isso: para muitos negócios, soluções que façam o empreendimento ganhar destaque são fundamentais para a estratégia e a permanência no mercado.

“De fato, a primeira impressão é a que fica. Estudos dizem que o primeiro minuto de um atendimento aumenta em até 400% a taxa de conversão em venda. O intervalo de resposta, portanto, pode ser fatal: se longo, é o tempo para o possível cliente procurar outra empresa”, destaca o CEO da RP Trader, Rafael Mendes, citando como fonte dados da Velocify, empresa americana que fornece software de automação de vendas inteligente. A pesquisa mostra ainda que a chance de converter o primeiro contato em venda é quatro vezes menor, caso a resposta leve entre 5 e 10 minutos. Se a resposta levar uma hora, a chance cai 36%.

A RP Trader, empresa especialista em prospecção de vendas no Brasil, e a Spannel, startup que oferece plataforma de atendimento online para integração dos canais de comunicação e de atendimento, iniciam uma nova jornada. Juntas e entendendo que o primeiro contato faz toda a diferença, as empresas do Paraná começam a oferecer ao mercado serviço de SDR (em tradução livre e para ficar simples, Representante de Desenvolvimento de Vendas) 24 horas por dia, ou 24 x 7. Atender com velocidade o primeiro contato é um dos grandes diferenciais dos times: os CEOs garantem que o chatbot levará entre 1 e 10 segundos para entender a levantada de mão do visitante.

Dentro da necessidade de cada cliente, o atendimento é personalizado para que ele [o robô] entregue a informação até quando um humano possa fazer isso”, explica Wanderson Assis, CEO da Spannel. “A Spannel é uma empresa de tecnologia focada em soluções de integração com plataforma de omnichannel, para integração do Whats, Facebook, Instagram, Telegram e Google Chat, evoluindo para outros canais de comunicação. Nossa estimativa é de que a resposta via chatbot para o primeiro atendimento leve apenas 10 segundos, no máximo”.

E isso 24 horas por dia. Na prática, significa que, se você fizer um contato na rede de alguma empresa que despertou seu interesse, seja de noite, seja de madrugada ou nos fins de semana, sempre haverá alguém — robô ou humano — para atendê-lo. A RP Trader, conhecida no cenário nacional por prospectar empresas B2B, entra com o time humano no horário comercial. Além deste período, em qualquer outro momento, é o omnichannel da Spannel quem assume a batuta.

  

Rafael Mendes, da RP Trader, e Wanderson Assis, da Spannel

“A transformação digital alterou as relações, e passou a ser essencial o conceito ‘Customer Centric’, ou Cliente no Centro. Esse conceito ganha espaço em diversos cenários, e o objetivo é conseguir uma maior fidelização; logo, mais vendas”, pontua o CEO da RP Trader sobre a jornada em prol de um SDR 24 x 7.

A união das empresas atende uma das lições de casa neste sentido: o mapeamento da jornada do cliente até o pós-venda. Com diferencial competitivo e reputação em alta, ser ouvido nunca foi tão importante.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Brasil2 dias ago

Dorival crê na evolução do Brasil: ‘Não estou feliz, poderíamos estar muito melhores’

Paraíba2 dias ago

Xand Avião compra égua avaliada em R$ 17 milhões em leilão de Wesley Safadão na Paraíba

Política2 dias ago

João Azevêdo reassume Governo da Paraíba e diz que estado terá ‘muitas novidades’ nos próximos dias

destaque3 dias ago

Inscrições concurso da UFPB com mais de 100 vagas e salários de R$ 4,5 mil começam nesta segunda-feira

Mundo3 dias ago

Rússia lança 120 mísseis e 90 drones contra a Ucrânia

Mundo3 dias ago

Após ofensa de Janja a Musk, Lula diz que “não temos que xingar ninguém” em evento

Brasil1 semana ago

Banco Central vai leiloar US$ 4 bi de reservas internacionais para segurar dólar

Justiça1 semana ago

Homem vai participar de audiência e acaba preso no Sertão da Paraíba

Brasil1 semana ago

É falsa suposta promoção de suplementos Growth para quem responder quiz

Brasil1 semana ago

Inédito no Brasil, inscrições para alistamento militar feminino terá início em 2025

Paraíba1 semana ago

TCE detecta caso de nepotismo e contratação de funcionário fantasma da prefeitura de Nova Olinda e multa prefeito em mais de R$ 3 mil

Justiça1 semana ago

Gaeco deflagra operação para apurar desvio de finalidade na Defensoria Pública em João Pessoa, Guarabira e Assunção

destaque2 semanas ago

Brasília, Santa Catarina e Minas Gerais são a maioria entre turistas na Paraíba para o fim de ano

Paraíba2 semanas ago

Assembleia decreta estado de calamidade em áreas afetadas pela erosão costeira no município de Baía da Traição

Paraíba2 semanas ago

Clilson Júnior revela ranking das cidades paraibanas que têm 90% da população vivendo abaixo na linha de pobreza

Cultura & Arte3 semanas ago

Calcinha Preta anuncia Festival Atemporal em João Pessoa; saiba qual data

Cultura & Arte3 semanas ago

Cidade na Paraíba com 19 mil habitantes desembolsa R$ 120 mil com show de Japãozin

destaque3 semanas ago

Em entrevista à Folha de São Paulo, André Penazzi comenta a força do mercado imobiliário no Nordeste

concurso publico3 semanas ago

UFPB lança hoje edital de concurso com mais de 100 vagas para técnicos administrativos

destaque3 semanas ago

Marcha Para Jesus em João Pessoa terá comboio de motociclistas e grupo de tambores; confira programação

Cultura & Arte2 semanas ago

Henry Freitas, Simone Mendes e Matuê são confirmados no Verão Lovina 2025; confira programação completa

Metrópole2 semanas ago

Elevador despenca em loja de João Pessoa e três pessoas ficam feridas no acidente

destaque4 semanas ago

Registro de Candidaturas para Eleições Sindicais do Sindicato dos Empregados do Comércio Hoteleiro da Paraíba é Publicado; Confira os Detalhes

destaque2 semanas ago

Primeiro suspeito preso por envolvimento em roubo de cobre da Cagepa é mecânico e atuou no transporte do material

destaque3 semanas ago

Diego Tavares retorna à secretaria de gestão governamental em João Pessoa

destaque3 semanas ago

Cagepa anuncia que água deve voltar às torneiras a partir de amanhã em Conde, Cabedelo e João Pessoa

Esportes4 semanas ago

UFC: juiz aprova acordo de R$ 2,1 bilhões em processo de lutadores

destaque4 semanas ago

Concurso para agente penal na Paraíba terá mil vagas, garante secretário da Administração Penitenciária

Paraíba2 semanas ago

Assembleia decreta estado de calamidade em áreas afetadas pela erosão costeira no município de Baía da Traição

Justiça1 semana ago

Homem vai participar de audiência e acaba preso no Sertão da Paraíba

Advertisement
Sair da versão mobile