Paraíba
Restaurante Popular do Varadouro passa a distribuir as refeições em novo formato
Eloísa Cândido
Para melhorar o acesso à alimentação de qualidade e balanceada, o Restaurante Popular Fábio Fernandes, que fica no Varadouro, retomou uma das características do equipamento, servindo a alimentação em bandejas. A medida foi iniciada nesta segunda-feira (21), incluindo a ampliação do espaço físico do salão. O espaço é mantido pela Prefeitura de João Pessoa, po meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
Um dos frequentadores do Restaurante Popular é o embalador Marcos Xavier, que todos os dias almoça no local e elenca as vantagens de se alimentar perto do trabalho. “Aqui a comida é ótima e principalmente barata. A gente que vive de salário mínimo não tem condições de ficar pagando quentinha todos os dias, fica muito pesado”, destacou.
Outra frequentadora do Restaurante Popular do Varadouro é Laura Jorge, que desde a inauguração vem ao restaurante. Ela também aprova a comida e o formato do serviço. “Aqui eu faço economia. Comida sempre gostosa e quentinha, além de ficar mais prático sentar aqui e almoçar, depois vou pra casa ficar com meus netos”, completou.
A Prefeitura de João Pessoa, através da Sedes, tem dois equipamentos do tipo, o outro fica no bairro de Mangabeira. Atualmente, a unidade que fica no Varadouro tem capacidade de distribuir 1.400 refeições por dia, ao valor simbólico de R$1, com um cardápio acompanhado por nutricionistas, seguindo as diretrizes do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Os dois restaurantes populares iniciam o atendimento ao público a partir das 10h, de segunda a sexta-feira.
Assistência – Além dos restaurantes populares, a Sedes conta com seis Cozinhas Comunitárias que atendem o Bairro dos Novais, Gervásio Maia, Taipa, Timbó, Bela Vista e Jardim Veneza fazendo a entrega gratuita de refeições às famílias em vulnerabilidade social que estão cadastradas nos equipamentos. As Cozinhas do Timbó e Bela Vista estão passando por reforma estrutural em suas instalações, mas a distribuição das refeições não foi interrompida, sendo realizada atualmente utilizando quentinhas.