Siga nossas redes

destaque

Ranking avalia desempenho de marcas brasileiras em produtos com pegada social

Guia MOL de Produtos Sociais visa expandir proposta de consumo consciente que beneficia organizações, marcas e consumidores

A responsabilidade social é cada vez mais exigida pelos consumidores no momento da aquisição de produtos. Atentos aos valores e ações das empresas, eles selecionam marcas norteadas por princípios que vão além do lucro. De acordo com um estudo conduzido pela agência de pesquisa norte-americana Union + Webster, 87% dos consumidores brasileiros preferem comprar produtos que tenham impacto socioambiental positivo. Nesse contexto, os produtos sociais, chamados de produtos compre-e-doe, ganham espaço ao promoverem a generosidade e auxiliarem ONGs.

Para mostrar a inserção dos produtos sociais no mercado nacional, o Instituto MOL, frente do terceiro setor do Grupo MOL, que incentiva a cultura de doação no país, lançou seu primeiro Guia MOL de Produtos Sociais 2021-2022, uma publicação inédita que avalia 50 produtos sociais, de marcas como Amazon, Amaro, Ambev e Natura. O guia, que pode ser baixado gratuitamente, identifica os pontos fortes e desafios na apresentação da proposta de doação dos produtos sociais, no atendimento às dúvidas dos consumidores e na disponibilização de prestação de contas.

Com a bagagem adquirida pela Editora MOL, referência em produtos socioeditoriais – que já doou mais de R$ 50 milhões para mais de 170 ONGs -, o guia foi desenvolvido para popularizar a prática e o envolvimento das marcas, incentivar cada vez mais o consumo consciente e oferecer mais uma forma de captação para ONGs.

O que é um Produto Social

É aquele cuja venda gera doação para organizações da sociedade civil e fortalece uma determinada causa. Pode ser a doação de parte do lucro arrecadado com um item criado especialmente para esse fim, um percentual da venda de produtos comuns que é destinado a uma organização, uma transação que gera doação, a comercialização de um produto feito por uma ONG, entre outras soluções.

Ele mantém a característica de ser lucrativo, seja em cifras, seja em imagem positiva para as marcas, mas deve ter a cadeia de produção ambientalmente correta, socialmente justa, respeitando fornecedores, produtores, instituições e consumidores, economicamente viável e culturalmente diversa.

Experiência humanizada e fortalecimento de marcas

Ao se aliarem a causas, as empresas diversificam o público doador, abrem portas para o engajamento de consumidores de perfis variados e divulgam o trabalho das ONGs. Por outro lado, criam mais uma razão para se diferenciar da concorrência, fidelizar o cliente e adicionar uma experiência humanizada à compra. Para isso, devem considerar o impacto positivo também no processo de venda e pós-venda.

A venda de um produto social deve ter clareza sobre a causa que está sendo apoiada, criar renda, valorizar o comércio justo, democratizar acessos e engajar pessoas. No pós-venda, a prestação de contas é fundamental. Uma comunicação transparente sobre resultados convida o consumidor a contribuir em outra oportunidade.

Avaliação

Para produzir o Guia MOL de Produtos Sociais 2021-2022, o Instituto MOL fez uma vasta pesquisa de produtos sociais comercializados entre janeiro de 2020 e julho de 2021, e selecionou 50 marcas para avaliar quatro áreas: proposta de doação, apresentação, prestação de contas e atendimento às dúvidas. Com base neles, foram atribuídas classificações que vão de 1 a 5 estrelas, sendo 5 estrelas a pontuação máxima.

“Esta é uma iniciativa para ajudar as marcas na adoção de produtos sociais em seu catálogo, mostrando boas práticas e pontos que precisam ser melhorados para gerar um impacto social mais efetivo. Queremos construir um Brasil mais doador e as empresas têm papel fundamental tanto para uma contribuição direta quanto na mobilização de seus consumidores”, destaca Vanessa Henriques, gerente executiva do Instituto MOL.

Destaques

Entre os produtos que mais se destacaram, está a água mineral AMA, comercializada em garrafas e latas de 350 ml, 500 ml e 1,5 L pela Ambev e com preço sugerido de R$ 1,79. O produto tem 100% do lucro revertido para projetos sociais que promovem acesso à água potável no país. O Instituto MOL avaliou a água mineral com cinco estrelas devido ao site claro e informativo, aos dados sobre a causa, à prestação de contas pública e detalhada. Somam-se a isso a facilidade de encontrar a água mineral em inúmeros estabelecimentos e o fato de despertar atenção pela simplicidade e necessidade. Ainda de acordo com o guia, desde 2017 as vendas da água mineral AMA geraram um investimento de R$ 5,7 milhões em 76 projetos que beneficiaram 339 mil pessoas.

Outro produto avaliado com cinco estrelas fez parte do projeto “Veja Doe com Amor”, criado pela Veja – marca de produtos de limpeza – para valorizar as trabalhadoras domésticas, dando visibilidade aos desafios enfrentados por elas e apoiando a qualificação dessas profissionais. Entre outubro de 2020 e março de 2021, foi comercializada uma edição especial do produto Veja Multiuso e destinado 100% do lucro para a organização THEMIS – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, que atua na defesa e promoção dos direitos das mulheres e que tem parceria com a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas.

O produto gerou mais de R$ 189 mil em doações, utilizados para compra de cartões de alimentação e recarga de crédito no celular pré-pago para trabalhadoras domésticas em dez municípios do país que estavam em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia de Covid-19. Todos os resultados foram detalhados pela marca em seu site.

Sobre o Instituto MOL

O Instituto MOL é uma organização da sociedade civil criada para incentivar a cultura de doação no Brasil. Nascemos da iniciativa dos fundadores da premiada Editora MOL, em 2020, e hoje somos o braço sem fins lucrativos do Grupo MOL. Percebemos que nosso conteúdo — sempre com qualidade, transparência e tom positivo — poderia alçar voos mais altos ao contribuir para o impulsionamento da causa das causas: a cultura de doar mais e melhor, e falar sobre isso sem nenhum constrangimento. Um dos projetos do Instituto é o podcast Aqui se Faz, Aqui se Doa!, que traz conversas necessárias sobre cultura de doação, filantropia e responsabilidade social. Os empreendedores sociais e sócios do Grupo MOL Roberta Faria e Artur Louback recebem convidados inspiradores, comentam notícias, analisam números de pesquisas e compartilham ideias criativas para fazer boas ações. Saiba mais emhttps://institutomol.org.br/

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement
Brasil2 dias ago

Dorival crê na evolução do Brasil: ‘Não estou feliz, poderíamos estar muito melhores’

Paraíba2 dias ago

Xand Avião compra égua avaliada em R$ 17 milhões em leilão de Wesley Safadão na Paraíba

Política2 dias ago

João Azevêdo reassume Governo da Paraíba e diz que estado terá ‘muitas novidades’ nos próximos dias

destaque3 dias ago

Inscrições concurso da UFPB com mais de 100 vagas e salários de R$ 4,5 mil começam nesta segunda-feira

Mundo3 dias ago

Rússia lança 120 mísseis e 90 drones contra a Ucrânia

Mundo3 dias ago

Após ofensa de Janja a Musk, Lula diz que “não temos que xingar ninguém” em evento

Brasil1 semana ago

Banco Central vai leiloar US$ 4 bi de reservas internacionais para segurar dólar

Justiça1 semana ago

Homem vai participar de audiência e acaba preso no Sertão da Paraíba

Brasil1 semana ago

É falsa suposta promoção de suplementos Growth para quem responder quiz

Brasil1 semana ago

Inédito no Brasil, inscrições para alistamento militar feminino terá início em 2025

Paraíba1 semana ago

TCE detecta caso de nepotismo e contratação de funcionário fantasma da prefeitura de Nova Olinda e multa prefeito em mais de R$ 3 mil

Justiça1 semana ago

Gaeco deflagra operação para apurar desvio de finalidade na Defensoria Pública em João Pessoa, Guarabira e Assunção

destaque2 semanas ago

Brasília, Santa Catarina e Minas Gerais são a maioria entre turistas na Paraíba para o fim de ano

Paraíba2 semanas ago

Assembleia decreta estado de calamidade em áreas afetadas pela erosão costeira no município de Baía da Traição

Paraíba2 semanas ago

Clilson Júnior revela ranking das cidades paraibanas que têm 90% da população vivendo abaixo na linha de pobreza

Cultura & Arte3 semanas ago

Calcinha Preta anuncia Festival Atemporal em João Pessoa; saiba qual data

Cultura & Arte3 semanas ago

Cidade na Paraíba com 19 mil habitantes desembolsa R$ 120 mil com show de Japãozin

destaque3 semanas ago

Em entrevista à Folha de São Paulo, André Penazzi comenta a força do mercado imobiliário no Nordeste

concurso publico3 semanas ago

UFPB lança hoje edital de concurso com mais de 100 vagas para técnicos administrativos

destaque3 semanas ago

Marcha Para Jesus em João Pessoa terá comboio de motociclistas e grupo de tambores; confira programação

Cultura & Arte2 semanas ago

Henry Freitas, Simone Mendes e Matuê são confirmados no Verão Lovina 2025; confira programação completa

Metrópole2 semanas ago

Elevador despenca em loja de João Pessoa e três pessoas ficam feridas no acidente

destaque4 semanas ago

Registro de Candidaturas para Eleições Sindicais do Sindicato dos Empregados do Comércio Hoteleiro da Paraíba é Publicado; Confira os Detalhes

destaque2 semanas ago

Primeiro suspeito preso por envolvimento em roubo de cobre da Cagepa é mecânico e atuou no transporte do material

destaque3 semanas ago

Diego Tavares retorna à secretaria de gestão governamental em João Pessoa

destaque3 semanas ago

Cagepa anuncia que água deve voltar às torneiras a partir de amanhã em Conde, Cabedelo e João Pessoa

Esportes4 semanas ago

UFC: juiz aprova acordo de R$ 2,1 bilhões em processo de lutadores

destaque4 semanas ago

Concurso para agente penal na Paraíba terá mil vagas, garante secretário da Administração Penitenciária

Paraíba2 semanas ago

Assembleia decreta estado de calamidade em áreas afetadas pela erosão costeira no município de Baía da Traição

Justiça1 semana ago

Homem vai participar de audiência e acaba preso no Sertão da Paraíba

Advertisement
Sair da versão mobile