Economia
Quer virar patrão em 2023? Comece o ano empreendendo!
O franchising segue em franco crescimento e franquias se tornam alternativas seguras de investimento
O cenário econômico nacional passou por grandes transformações nos últimos anos, resultando em um aumento expressivo do empreendedorismo no país. Hoje, há cerca de 52 milhões de empreendedores no Brasil. Abrir o negócio próprio se tornou o sonho de muitos brasileiros e um dos setores que chamam cada vez mais a atenção daqueles que buscam alternativas mais seguras de investimento, é o franchising. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no terceiro trimestre deste ano, o setor de franquias registrou crescimento de 18,7% comparado a igual período de 2021.
A digitalização dos canais de venda e a alta dos índices de confiança empresarial e do consumidor refletem no desempenho positivo do setor. Segundo o sócio-fundador da Kick Off Consultores, Renato Claro – especialista em mercado de franquias e membro da comissão de fornecedores da ABF, os números demonstram a capacidade de reação do sistema de franquias a momentos profundamente adversos, aprimorando e ampliando ferramentas de comunicação e vendas, como o e-commerce, com agilidade e eficiência.
– Franquias têm demonstrado maior resiliência e segurança quando comparamos com negócios independentes. Isto porquê a franquia conta com uma rede colaborativa, centrada na franqueadora, que dá todo suporte necessário desde antes do início da operação da unidade, como treinamentos e consultoria. Enquanto um negócio independente atua de forma solitária e mais vulnerável às instabilidades da economia – explica.
Existem franquias para todos os interesses e condições. Abaixo, selecionamos algumas opções de investimento de diferentes segmentos do franchising:
Cuidare – Cuidadores de Pessoas
Criada em 2006, em Natal (RN), a Cuidare é uma das maiores redes de cuidadores de pessoas do país especializada em cuidados domiciliares. A marca conta com mais de 70 unidades com profissionais capacitados e treinados para levar um serviço de qualidade a pessoas de todas as idades, de crianças a idosos, assim como pessoas em convalescença e no pós-operatório.
Investimento inicial total convencional (e o que compõe o valor): de R$ 35 mil a R$ 50 mil (dependendo do tamanho da cidade) – estão compostos no valor: taxa de franquia, material gráfico/marketing e treinamentos.
Faturamento médio mensal: de R$ 54 mil a R$ 180 mil
Retorno do investimento: 12 a 18 meses
Site: https://cuidarebr.com.br/seja-um-franqueado/
Lypedepyl
Rede de franquias especializada em depilação a laser avançada, iniciando suas atividades no primeiro semestre de 2022, em Balneário Camboriú (SC). A marca foi desenvolvida com o propósito de proporcionar uma experiência de cuidado e qualidade pautada no atendimento humanizado e personalizado para uma pele saudável, além de produtos home care exclusivos para a pré e pós-depilação, tudo aliado à tecnologia de ponta. Associada à ABF, a LypeDepyl já possui mais de 12 unidades em operação e mais de 40 contratos fechados.
Investimento inicial total convencional (e o que compõe o valor): de R$300 a 370 mil (taxa de franquia + mobiliário + obra + capital de giro)
Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
Retorno do investimento: de 14 a 18 meses
Site: https://www.lypedepyl.com.br
Janela Bar
O Janela Bar é uma rede de coquetelaria acessível que surgiu em Curitiba, especializada em drinques criativos e um modelo de padronagem de produção. Fundada em 2017, o Janela Bar, traz uma pegada descolada, o espaço oferece bebidas e hambúrgueres para os clientes curtirem na rua, apostando na pluralidade no custo-benefício. Atualmente, a marca possui 12 unidades franqueadas e 1 própria.
Investimento inicial total convencional (e o que compõe o valor): A partir de R$290 mil – estão compostos no valor: taxa de franquia, capital de giro, material gráfico/marketing e treinamentos.
Faturamento médio mensal: R$ 140 mil
Retorno do investimento: 15 meses
Site: https://janelabar.com.br/seja-um-franqueado/
Óticas Mercadótica
Primeira rede de franquias ópticas da Bahia, fundada em 1991. Especialistas em saúde visual, a marca vende armações, lentes oftálmicas, óculos solares e lentes de contato. Além disso, conta com o auxílio da avançada tecnologia chamada My Best Vision, para fazer leitura optométrica. A marca dispõe de dois modelos de franquias: Modelo Smart e Modelo Standard. Hoje, a Óticas Mercadótica conta com 42 unidades.
Investimento inicial total convencional (e o que compõe o valor): De R$ 175 a 280 mil (taxa de franquia, instalações, estoque inicial e capital de giro)
Faturamento médio mensal: Entre R$ 30 a 100 mil (dependendo do modelo da franquia)
Retorno do investimento: 18 a 36 meses
Site: https://franquiamercadotica.com.br/
Belle.club
Em 2017, surgiu o primeiro salão de beleza com serviços ilimitados do Brasil, o Belle.club. A marca do grupo SMZTO, em parceria com o Instituto Embelleze, criou ainda, o primeiro clube por assinaturas do país que conta com 3 modelos que podem ser contratados através do app belle.club. A rede conta com 7 unidades nos estados de São Paulo, Pará e Rio de Janeiro.
Investimento inicial total convencional (e o que compõe o valor): De R$ 200 mil (taxa de franquia, adequação do imóvel, equipamentos e capital de giro)
Faturamento médio mensal: Em torno de R$ 85 mil.
Retorno do investimento: 18 a 24 meses
Site: https://belle.club/
Clinicão Veterinária
Inaugurada em Guaratinguetá/SP, em 1994, a Clinicão foi a primeira rede de franquias de serviços veterinários do Brasil. Em 2018, ingressou no Franchising com o objetivo de replicar seu negócio de sucesso e desenvolver veterinários empreendedores. Atualmente, a rede conta com 05 unidades em operação nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Com o seu modelo de clube de assinaturas, o Clinicão Plus, a rede aumentou seu faturamento bruto em 8% em 1 ano e, atualmente, conta com mais de 140 assinantes. A marca conta com 3 modelos de negócios: Consultório Smart, Consultório e Clínica.
Investimento inicial total convencional (e o que compõe o valor): R$ 134.689,00 a R$ 400 mil(dependendo do modelo de negócio)
Faturamento médio mensal: Entre R$ 40 mil a R$ 140 mil (dependendo do modelo de negócio)
Retorno do investimento: 15 a 26 meses (dependendo do modelo de negócio)
Site: https://clinicao.com.br/
Yogoberry
A pioneira de frozen yogurt, criada no Rio de Janeiro, em 2007, ingressou no franchising após um ano de funcionamento, dando início ao seu processo de expansão. Hoje, a rede de franquias Yogoberry possui 25 lojas em operação, sendo 7 próprias. Recentemente lançou um novo modelo de microfranquia, com a expectativa de dobrar a presença da rede até 2023.
Investimento inicial total convencional (e o que compõe o valor): R$ 105 mil a R$ 399 mil(dependendo do modelo de negócio)
Faturamento médio mensal: Entre R$ 40 mil a R$ 110 mil (dependendo do modelo de negócio)
Retorno do investimento: 18 a 36 meses (dependendo do modelo de negócio)
Site: www.yogoberry.com.br
Peggô
Rede de minimercados com autoatendimento indoor para condomínios residenciais, prédios corporativos e grandes indústrias. Criada em 2021 como alternativa aos empresários do setor alimentício diante dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, a marca conta atualmente com 50 unidades em oito estados. A marca nasceu em fevereiro de 2021 e iniciou a franquia em janeiro de 2022.
Investimento inicial total convencional (e o que compõe o valor): R$ 45 mil – modelo Smart. R$ 70 mil – modelo Master – (inclusa taxa de franquia em ambos os formatos)
Faturamento médio mensal: R$ 17mil (modelo Smart) e R$ 68 mil (modelo Master)
Prazo de retorno: 20 meses (modelo Smart) e 15 meses (modelo Master)