Cultura & Arte
Público elogia II Mostra de Dança de JP e celebra Caronas do Opala
Lucilene Meireles
A II Mostra de Dança de João Pessoa, realizada neste sábado (29), dentro da programação da Festa das Neves, foi um espetáculo de leveza, sincronia, luzes e cores. O evento foi aberto pela Companhia Municipal de Dança de João Pessoa e, em seguida, 11 escolas e estúdios de dança da cidade subiram ao palco. O evento, realizado no Parque Solon de Lucena, pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Funjope, segue até 5 de agosto. Neste domingo (30), tem show com Felipe Rossi e Banda Tuareg’s, a partir das 19h.
“Este modelo de Festa das Neves que nós estamos desenvolvendo desde o ano passado, combinando diversas culturas, integrando o religioso e o popular, está um sucesso”, festejou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Ele enumerou as apresentações de cantores religiosos, literatura de cordel, culturas populares, músicas de orientação mais pop-urbano como Caronas do Opala, Tuareg’s, Felipe Rossi. Lembrou que Peninha vai se apresentar no encerramento e que a cantora Joanna esteve na abertura.
“É um formato que se propõe a ser integrador, com muita tranquilidade, segurança. A parceria que construímos com o prefeito Cícero Lucena, com o governo do estado, nos dá muita tranquilidade na estratégia de segurança pública com a Polícia Militar, Guarda Civil Municipal. Temos integrado desde as culturas às instituições. Isso é um momento privilegiado da Funjope”, constatou.
A diretora da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa, Stella Paula Carvalho disse que a coreografia apresentada é do bailarino Lucas Mendes, indicado como melhor coreógrafo no Festival de Dança de Joinville. “Ele nos deu essa coreografia de presente quando veio a João Pessoa, e é uma alegria ver a Companhia apresentando os lindos bailarinos e bailarinas. Abrimos essa Mostra, que é uma reunião das escolas de dança de João Pessoa. Cada uma veio mostrar um pouco do seu trabalho e tem como inspiração a nossa Companhia que é um exemplo para o mundo”.
Para o público, um momento de emoção e admiração. “A Mostra de Dança está maravilhosa, muito linda. É um espetáculo diferente, gratuito, que a gente não vê sempre na cidade. Adorei ter vindo. Cada apresentação mais bonita do que a outra”, declarou a dona de casa Maria Lúcia Peres.
O operador de cargas Luiz Gonzaga dos Santos assistiu a todas as apresentações e estava impressionado com tanta beleza. “Está bonito, muito lindo, é diferente. Antigamente, não víamos esse tipo de atração, era muito restrita. Agora está aqui, gratuitamente para todo mundo ver. A Prefeitura está de parabéns”, comemorou.
“Estou achando ótimo, danças diferentes, esse conceito de trazer a apresentação para a população assistir. Muita gente não tem noção do que acontece em relação à dança em João Pessoa. Achei fantástico, tudo gratuito e num espaço maravilhoso”, comentou a publicitária Raiane Silva Monteiro.
Cordel – Além da Mostra de Dança, a Tenda do Cordel faz parte da programação da Festa das Neves e tem atraído pessoas de todas as idades. “Eu amo cordel. Aprendi a gostar com meu pai e acho muito importante porque fala da nossa cultura. Hoje trouxe meu filho para conhecer também”, declarou a técnica de enfermagem Vilma Santos de Alcântara.
O motorista Antônio César dos Santos aproveitou para conhecer a Tenda. “Há muito tempo acompanho o cordel, gosto muito e, quando encontro, sempre compro para ler as histórias, as rimas porque relembra demais a infância. Achei muito boa a ideia de trazer essa tenda do cordel”, elogiou.
Para o garçom Edson da Silva Vasconcelos, foi uma ideia excelente. “Achei muito bom ver o cordel aqui na festa. As pessoas mais novas não se dão conta de quanto é importante. Nós, que somos mais experientes, idosos, gostamos mais. As crianças preferem outras coisas, mas é bom que esteja disponível para os jovens conhecerem. Tem que manter viva essa tradição”, comentou.
Show – O show da noite foi da cantora Val Donato, que lidera a banda Carona do Opala, e falou de sua alegria em fazer parte do evento. “Esta é minha segunda participação na Festa das Neves, junto com Caronas do Opala. Ano passado choveu no dia, mas esse ano não. Está tudo muito lindo e estamos aqui trazendo muita alegria nessa festa tão tradicional na cidade”, declarou.
O show atraiu um bom público ao Parque Solon de Lucena. Famílias inteiras se reuniram e foram preparadas para curtir. O consultor empresarial Luiz Morais e a professora Edvânia Santos levaram até taças para brindar. Ele contou que foi a primeira vez que participou da festa. “Viemos pela festa, pelo show, mas principalmente pelo ambiente. A Prefeitura sempre traz um leque de ações consolidadas. Vemos segurança, um lugar para a família, nos divertindo sem preocupação com a violência”, destacou.
Edvânia também confirmou que estava pronta para a festa. “O clima é bom e estou gostando muito. Quando cheguei, tive um impacto. A organização muito boa, tem de tudo. Andei pela Lagoa e gostei demais do que vi”, elogiou.
A família do supervisor de redes Diego Alves se reuniu para ver o show. “Vim com a família toda porque todos curtimos muito Val Donato e a banda Caronas do Opala. Mais um evento que a Prefeitura de João Pessoa vem proporcionando para nossa cidade. Show de graça, lugar bacana, policiamento. A Prefeitura está de parabéns. O Parque da Lagoa é o melhor lugar para isso”, declarou.