Cultura & Arte
Projeto Gafieira tem show de Bella Raiane e Junina Paraíba neste sábado
A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, neste sábado (17), mais uma edição do projeto Gafieira. A atração será Bella Raiane. A apresentação gratuita começa às 18h, no Teatro de Arena do Espaço Cultural José Lins do Rego, no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa. Comum nos subúrbios cariocas, a gafieira é associada aos bailes populares, tendo o samba, o arrasta-pé e a boemia como raízes.
Bella Raiane cantará acompanhada de uma banda formada por Gilson Machado (Bateria), Júnior Blaw (Baixo), Donizete Ferreira (Zabumba e Pandeiro) e Otacílio Feitosa (Percussão). No repertório, canções autorais da paraibana e também sucessos nacionais. Logo nos primeiros acordes, a plateia vai perceber que “num instante a gafieira virou um forró”.
“Vamos tocar forró! O repertório terá, inclusive, duas músicas autorais: Forró Mimoso e Me Encantei. Composições minhas. E o show também terá clássicos do forró, com canções de Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Anastácia, Santanna e Trio Nordestino”, disse Bella.
Ela acrescentou que não faltarão na apresentação músicas de paraibanos e ‘paraibanados’ que enriquecem a cena musical de nosso Estado e do País, como Flávio José. Os saudosos Jackson do Pandeiro, Genival Lacerda, Pinto do Acordeon e Marinês também estão no repertório.
Outra atração desta edição do projeto Gafieira, a Junina Paraíba existe desde 1997, em João Pessoa. Essa quadrilha foi Campeã Municipal em 2001 e 2002, além de vice-campeã municipal em 2004 e campeã estadual em 2009. Seus integrantes participam da festa, dançando ao som de Bella Raiane e em apresentação solo.
Projeto Gafieira foi iniciado em outubro deste ano e já recebeu nomes como Os Fulano, Maria Sem Vergonha, Helton Souza, Pagode do Meu Agrado e Escola de Samba Unidos do Róger. A edição especial do projeto festejou os 90 anos de Zé Katimba, dia 11 de novembro, com um show do artista paraibano. Esta mesma edição contou com a participação de Mirandinha Sambista, Zé Inácio, Coco de Oxum, Ana do Coco e Vó Mera, além da Escola de Samba Império do Samba.
Um ponto de destaque do projeto é o incentivo para que a população possa conhecer o Espaço Cultural, além de ocupar a área externa, oferecendo uma atração ao público que frequenta o local nos finais de semana. As edições revezam personalidades do samba ou forró, além de escolas de dança convidadas para promover interação entre dançarinos profissionais e o público.
Bella Raiane – Sanfoneira, cantora, compositora, multiinstrumentista e professora, Bella Raiane é natural de Cajazeiras, sertão paraibano. Ela deu seus primeiros passos na música ainda criança sob a influência do pai, zabumbeiro e pandeirista.
Em João Pessoa, participou do projeto social PRIMA como violinista, iniciando sua carreira profissional no grupo Fulô Mimosa, Orquestra de Violões da Paraíba e posteriormente na Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste.
Apresentou-se diariamente na Praia do Jacaré durante dois anos, em um dos eventos turísticos mais disputados da região metropolitana da capital paraibana a bordo de um catamarã. Bella é licenciada em música com habilitação em acordeom pela UFPB.
Em 2021 gravou seu primeiro CD: ‘Forró na Paraíba’. Participou do Programa ‘Só Elas’, da Rede Globo Nordeste, e fez parte do Time de Michel Teló no programa The voice Brasil (2021) da Rede Globo.
Em 2022 apresentou-se com sua banda no Festival Fibra (Festival Instrumental Brasil) e participou dos shows de Bebê Kramer e Mestrinho. Recentemente lançou dois singles autorais pelo Selo Digital Balaio Music/The Orchard/Sony Music.
Já se apresentou no Festival de Música da Paraíba e no Festival Rootstock (em Belo Horizonte-MG), além de diversos festivais em várias partes do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Ano passado, integrou o time de artistas do programa ‘Só Elas’, da Rede Globo Nordeste.
Já dividiu palco com Mariana Aydar, Bebê Kramer, Lucy Alves, Mestrinho, Solange Almeida e Elba Ramalho. A lista conta ainda com nomes como Raimundo Fagner, Flávio José, Santanna, Anastácia e Genival Lacerda.