Dois professores paraibanos receberam menções honrosas em uma premiação nacional para a categoria. A premiação, chamada Prêmio Professor do Ano 2024, foi divulgada nesta terça-feira (15) pelo portal Toda Matéria.
Foram homenageados os professores Manoel Messias, da Escola Cidadão Integral João Pereira Gomes Filho, em João Pessoa, e Janiglécia Tavares, da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Romão de Jesus, em Serra Branca.
A premiação analisou trabalhos de 831 professores de todo o Brasil. Eles tiveram os trabalhos indicados por alunos e ex-alunos, além de pais e profissionais de educação.
o trabalho desenvolvido pela professora Janiglécia Tavares é o Cine Jericóllywood. Nele, a professora desenvolveu filmes com alunos e moradores da comunidade, realizando um festival para mostrar o resultados das ações.
“O meu trabalho, Cine Jericóllywood, contempla o audiovisual na sala de aula. Os alunos de Zona Rural de Serra Branca nunca tinham ido ao cinema. Usamos para que os alunos e nós produzíssemos filmes para ser mostrados na nossa comunidade. Uma forma da gente unir a educação, o audiovisual e o processo metodológico. É um trabalho maravilhoso. A sensação é de que o trabalho está no caminho certo. A homenagem decreta, de fato, um estímulo ao nosso trabalho, reconhecimento de uma prática de ensino que está gerando bons resultados e que pode inspirar outros profissionais”, afirmou a professora, como visto pelo ClickPB.
Já o professor Manoel Messias desenvolve diversos trabalhos com os alunos. Entre eles, estão ações em educação fiscal, artesanato, educação viária e roupas sustentáveis.
“Fiquei muito surpreso com a indicação. A sensação de ser homenageado é importante, bastante grandioso. Meu trabalho é tornar o momento mais proveitoso possível a educação e que o aluno se torne protagonista. Tenho trabalhos com desfile de roupas sustentáveis, projetos de educação fiscal, mostrando a importância dos impostos, demos visibilidade a artesãos, educação viária perto da escola. Esses e outros projetos sempre trago em uma visão pedagógica, colocando o aluno como protagonista. Temos que fazer com que a educação tenha um gosto social real, que os alunos consigam trabalham problemas reais. Fico muito feliz pelo reconhecimento”, agradeceu o professor.