Paraíba
Prefeitura promove curso para equipe de policiamento preventivo da Guarda Civil da Capital
Cibelle Ferraz e Thaís Alencar
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), promoveu um curso complementar em armas longas, com as carabinas semiautomáticas no calibre 9mm. A capacitação teve a duração de três dias e contemplou as equipes que fazem o trabalho de policiamento preventivo da Guarda Civil Metropolitana da Capital. Nesta quinta-feira (10), os servidores receberam o certificado de conclusão do curso.
“Este é mais um marco para nossa instituição. Esta é a primeira turma do curso de formação de armas longas da nossa Guarda, que passou pela capacitação e está apta a utilizar a carabina semiautomática calibre 9mm. Temos uma Guarda Civil humana e próxima da população, mas também temos esta mesma guarda pronta e capacitada para o uso de armas de precisão, portabilidade e de alta capacidade de munições, se for preciso”, disse João Almeida, secretário de Segurança Urbana e Cidadania da Capital.
O comandante da Guarda Civil Metropolitana, Vitor Freire, lembrou que esse curso vai garantir ao município de João Pessoa uma Guarda melhor e mais capacitada para o uso de armamento. “Demos início ao curso de tiro para armas longas juntamente com o Departamento de Armamento e Tiro da instituição e com o instrutor credenciado pela Polícia Federal, Rogério Rosas. Ele capacitou agentes da guarda para portarem as armas, trazendo ao policiamento preventivo sempre as normativas com segurança ao servidor e sociedade”, destacou.
Com a carga horária de 32 horas, o curso contou com aulas teóricas e práticas, desde a segurança no manuseio, montagem e desmontagem das armas, posições de tiro, e técnicas em baixa luminosidade. O instrutor Rogério Rosas diz que essa é a primeira turma de habilitação na carabina CTT 9mm, pois os alunos já possuem o porte da pistola TS9. “O curso complementar de habilitação em arma longa – carabina é coordenado pelo Departamento de Armamento e Tiro da Semusb. A primeira turma é composta de 15 alunos que terão distintas instruções nos próximos dias”, completou.
Segundo o inspetor Diogo Guedes, responsável pelo Departamento de Armamento e Tiro, a habilitação é importante neste momento, pois amplia o poder de fogo da GCM e garante que as equipes especializadas continuem desempenhando um bom trabalho na segurança da cidade. “A carabina 9mm é amplamente utilizada em forças de segurança em todo o mundo, devido a sua precisão, portabilidade e capacidade de carga de munição. A conquista é mais um passo importante para aprimorar a segurança do município e garantir um trabalho ainda mais eficiente por parte da Guarda”, pontuou.