Saúde
Prefeitura de Lucena descartará 1.400 doses de vacina por uso irregular
Vacinas da Pfizer precisam um condicionamento diferente, sendo necessária uma conservação em temperatura de 2º C a 8º C até 30 dias, período que teria sido ultrapassado.
Cerca de 1.400 vacinas contra a Covid-19 serão descartadas na cidade de Lucena (PB) por terem sido conservadas de forma incorreta. O anúncio foi feito pela procuradora do Ministério Público Federal (MPF-PB), Janaína Andrade, após uma reunião do órgão com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
A procuradora explicou que os imunizantes não estão na validade, mas não porque as ampolas estavam fora do prazo. É que as vacinas da Pfizer precisam um condicionamento diferente, sendo necessária uma conservação em temperatura de 2º C a 8º C até 30 dias, período que teria sido ultrapassado.
“Isso é muito grave porque no dia 6 de dezembro de 2021 o município de Lucena solicitou à Secretaria Estadual de Saúde cerca de 1.400 vacinas e tinha em estoque 72. Se não havia um planejamento para a aplicação destas vacinas, não deveria ter havido a solicitação. Isso trouxe prejuízo não só para a união como também para outros municípios da Paraíba que precisam ser imunizados”, completou Janaína.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, pelo menos 49 crianças foram vacinadas com doses para adultos, outras 13 dentro da validade e mais 36 fora da validade.