Cultura & Arte
Prefeitura de João Pessoa inicia ‘Semana da Agricultura Familiar’ com dia de festa no campo
Alysson Bernardo
A segunda-feira (24) foi de comemoração na zona rural de João Pessoa. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), promoveu a ‘Festa no Campo’ no Sítio Ponta de Gramame. O evento marcou o início da programação da Semana da Agricultura Familiar. Por lá, foram oferecidos serviços de saúde, cidadania e beleza, além de muita recreação para pais e filhos.
As atividades começaram por volta das 8h, reunindo dezenas de famílias de agricultores que moram na região. Pela manhã, eles tiveram acesso às ações de saúde, como aplicação de vacinas, aferição de pressão arterial, consulta médica e atendimento odontológico. Também aconteceram orientações de assistência social e exames veterinários.
A agricultora Josiane Rodrigues chegou cedo. Ela aproveitou os serviços para atualizar as vacinas do filho, Jonathan, de 2 anos. Ele foi imunizado contra influenza e tríplice viral. “Eu tenho sentido muita dor no estômago e na coluna, e sofrido algumas crises de ansiedade. Então, também corri para buscar atendimento com a médica. Estamos aproveitando tudo”, disse.
Já o agricultor Antônio Pedro preocupou-se com a saúde dos dois cachorros que cria. “Um deles está com a pata machucada, após ter pisado em uma brasa. O outro está com infestação de pulga e carrapato. Os veterinários analisaram tudo e fizeram um cadastro para retornar e realizar o tratamento necessário”, falou.
Francilene Diniz da Silva, por sua vez, levou os filhos para vacinação e atualizou o cartão do SUS de toda a família. E não ficou só nisso. “Eu precisava fazer uma obturação em um dente. Já estava pensando que teria que realizar o procedimento num consultório particular. E acabei conseguindo resolver tudo aqui, rapidinho, de graça”, comemorou.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Vaulene Rodrigues, vibrou com o sucesso da ação. “Reunimos diversos serviços pensando naquilo que, de fato, atendesse as necessidades dessas famílias. Os agricultores compareceram em massa, trazendo seus familiares, desde crianças a idosos. E, para nós, foi uma grande alegria promover esse bem-estar para eles. Era o maior objetivo do evento”, destacou.
Lazer – A ‘Festa no Campo’ teve continuidade à tarde com uma série de atividades recreativas e serviços de beleza, como corte de cabelo oferecido pela equipe do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac) e maquiagem.
A agricultora Maria das Graças esteve presente com os três filhos: Tainá, de 15 anos; Thiago, de 14; e Thalita, de 10. “A minha caçula estava muito ansiosa por esse evento. Tanto que ela chegou ao local quando ainda estavam montando. Foi a que mais se divertiu. Para todos nós aqui, um dia diferente como esse é especial demais. Foi tudo maravilhoso”, contou.
Programação – As atividades da Semana da Agricultura Familiar seguem nesta terça-feira (25), quando é comemorado o Dia Internacional da Agricultura Familiar. “Para marcar a data, vamos promover uma aula de campo com alunos de duas escolas municipais. Eles virão ao Sítio Ponta de Gramame para conhecer de perto todo o processo da cadeia produtiva no campo”, explicou Adriano Vasconcelos, diretor de Agricultura e Pesca da Sedest.
Fotos: Alysson Bernardo