Siga nossas redes

Política

Podemos irá abrir procedimento disciplinar interno contra deputado Arthur do Val por falas sexistas

Declarações polêmicas de parlamentar culminaram com a desistência de sua pré-candidatura ao Governo de SP, término de relacionamento, pedido de cassação de mandato e abertura de procedimento disciplinar.

Published

on

Foto: Divulgação/Twitter

 

O Podemos informou que irá abrir um procedimento disciplinar interno contra o deputado estadual da legenda Arthur do Val (SP) por declarações polêmicas e machistas sobre as mulheres ucranianas, refugiadas da guerra. O partido considerou as falas do deputado “gravíssimas e inaceitáveis”. “Gravíssimas e inaceitáveis são as declarações do deputado estadual Arthur do Val, que foram divulgadas na imprensa. Não se resumem ao completo desrespeito à mulher, seja ucraniana ou de qualquer outro País, mas de violações profundas relacionadas a questões humanitárias, em um momento em que esse povo enfrenta os horrores da guerra”, afirmou o partido.

“O Podemos repudia com veemência as declarações e, com base nelas, instaura de imediato um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos. Até este momento o partido não havia conseguido contato com o deputado, que estava em voo”, finalizou a nota.

As declarações, divulgadas nesta sexta-feira (4), foram enviadas pelo deputado em um grupo de WhatsApp e logo vazaram para a imprensa.

“São fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’. É inacreditável a facilidade. Essas ‘minas’ em São Paulo você dá bom dia e ela ia cuspir na sua cara e aqui são super simpáticas”, diz o áudio.

Advertisement

Nos áudios, o deputado estadual também compara a fila de refugiadas à fila de uma balada.

“Acabei de cruzar a fronteira a pé aqui, da Ucrânia com a Eslováquia. Eu juro, nunca na minha vida vi nada parecido em termos de ‘mina’ bonita. A fila das refugiadas, irmão. Imagina uma fila de sei lá, de 200 metros ou mais, só deusa. Sem noção, inacreditável, é um bagulho fora de série. Se pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui”, disse.

Logo após os áudios repercutirem nas redes sociais, a namorada do parlamentar anunciou o rompimento do relacionamento. O anúncio foi feito também pelas redes sociais e enquanto Arthur do Val ainda estava em voo da Ucrânia para o Brasil.

A ex-embaixatriz da Ucrânia no Brasil, Fabiana Tronenko pediu a cassação do deputado em razão dos áudios.

“Como brasileira, ex-embaixatriz da Ucrânia, mãe de uma jovem ucraniana, peço aos deputados estaduais e às autoridades de SP a cassação do mandato do Arthur do Val por crime contra a honra das mulheres ucranianas neste momento de tanto sofrimento”, disse Fabiana no Twitter.

Advertisement

A ex-embaixatriz também divulgou um vídeo em suas redes sociais no qual pede mais respeito às mulheres ucranianas. Na gravação, Fabiana chama o parlamentar de “cretino” e “vagabundo”.

Ao desembarcar em Guarulhos, na Grande São Paulo, na manhã deste sábado (5), o deputado confirmou que são seus os áudios e disse que cometeu “um erro”.

“Foi errado o que eu falei, não é isso que eu penso. O que eu falei foi um erro, em um momento de empolgação”, disse Arthur do Val. Segundo ele, “houve um mal entendido” e as “pessoas estão misturando os áudios com outro contexto”.

“Os áudios que vazaram de uma conversa privada com amigos são lamentáveis. Não são corretos com as mulheres brasileiras, ucranianas e com todas as pessoas que depositam confiança em meu trabalho e, por isso, peço desculpas”, também escreveu.

Arthur do Val é conhecido também como Mamãe Falei e foi eleito deputado estadual em 2018 pelo DEM, como o segundo candidato mais bem votado de São Paulo, com um total de 478.280 votos. Em novembro de 2019, ele foi expulso do partido e se filiou em seguida ao Podemos. Em 2022 ele era pré-candidato ao Governo de São Paulo, mas devido a repercussão do caso, desistiu de concorrer ao pleito.

Advertisement

 

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile