Metrópole
Mais de 3,3 mil consumidores procuraram o Procon-JP no mês de agosto; em 2023 já somam quase 20 mil
Evanice Gomes
O número de consumidores pessoenses que procuraram algum tipo de atendimento no Procon-JP no mês de agosto chegou a 3.302, se considerarmos as assistências presencial, a virtual (WhatsApp 9 8665-0179) e a por telefone. Desse total, 1.053 pessoas foram em busca da renegociação dos débitos dentro do Programa Renegocia!, mutirão nacional da Senacon para a renegociação de dívidas que ocorreu no mês passado. O número total de atendimentos em 2023 já soma 19.875.
O secretário de Proteção e Defesa do Consumidor, Rougger Guerra, explica que, nesses números, estão computados também o atendimento realizado no ônibus que atende a população em seu próprio bairro. “Vale lembrar, ainda, que o consumidor, em quaisquer desses atendimentos, também pode realizar a consulta gratuita ao Serasa. Podemos afirmar que o Procon-JP, hoje, alcança muito mais o consumidor pessoense e de forma muito mais ágil”, frisou.
Todos os canais de atendimento do Procon-JP disponibilizam consultoria jurídica que tira dúvidas, dá orientação e, dependendo da demanda, abre processo administrativo. “Nosso quadro de servidores está pronto para resolver os diversos tipos de conflito na relação de consumo, otimizando a assistência para aqueles que nos procuram”, comenta o secretário.
SAC – Para receber atendimento no SAC da sede, o consumidor deve se dirigir ao prédio localizado na Avenida Pedro I, n° 473, bairro Tambiá, onde o atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Rougger Guerra informa que, normalmente, o consumidor não espera mais que 15 minutos para conversar com o assessor jurídico do Procon-JP. “Em caso de abertura de processo administrativo, ele já sai com a data da audiência de conciliação marcada, que nunca ultrapassa os 30 dias”, afirmou.
Ligações – Sobre a assistência através das ligações, o titular do Procon-JP afirma que esse canal também é fundamental para uma boa assistência ao cidadão pessoense. “Esse canal serve de filtro para o consumidor, onde ele é encaminhado para a resolução do problema ao dirimir as dúvidas e orientar sobre o caminho a ser seguido, fazendo com que ele não perca tempo”.
Atendimentos do Procon-JP
Sede: Avenida Pedro I, nº 473, Tambiá;
Recepção: 3213-4702;
Instagram: @procon_jp;
Procon-JP na sua mão: (83) 9 8665-0179;
WhatsApp Transporte público: (83) 9 8873-9976