Os exames de análises clínicas são essenciais para que seja feito o diagnóstico do paciente e definir o tratamento mais assertivo, além de auxiliar no acompanhamento da evolução clínica dele. Por isso, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, conta com um laboratório de análises clínicas próprio, o que garante mais agilidade, segurança e qualidade no atendimento aos pacientes.
Somente no ano passado, o Laboratório realizou 447.679 exames, 21% a mais que em 2021, quando foram feitos 368.683. A média é que 37 mil exames sejam realizados mensalmente pelo setor. Os seis exames mais solicitados ao Laboratório em 2022 foram: Hemograma (53.131), Creatina (46.258), Uréia (45.724), PCR (35.796), Coagulograma completo (21.814) e Glicose (18.970).
Segundo a coordenadora do Laboratório, Francisca Estrela, houve progressões e avanços significativos em 2022. “Para melhoria no atendimento e assistência dos pacientes, tivemos a aquisição da segunda máquina de bioquímica para suportar uma quantidade maior de amostras; automação para exames de coagulação sanguínea; aparelho de backup de hematologia para em casos de incidentes não ficarmos desamparados; nova sala da coordenação do laboratório; organização de arquivos e um projeto de implantação de controle de qualidade interno”, frisou.
Serviço – O Laboratório de Análises Clínicas da unidade de saúde funciona 24 horas, todos os dias da semana, com 26 funcionários, dos quais seis técnicos de laboratórios, oito técnicos de enfermagem, dois farmacêuticos, uma enfermeira, oito biomédicos e um auxiliar administrativo, todos organizados por uma escala. |