Tecnologia
Justiça da Rússia multa Google e Facebook por conteúdos “proibidos”
Segundo tribunal da Rússia, publicações alimentavam o “ódio religioso”, além de dar informação “pouco confiável”, ou perigosa para os menores, ou apoiam “organizações terroristas, ou extremistas”.
As gigantes da internet Google e Meta (ex-Facebook) foram multadas por um tribunal da Rússia por permitirem a manutenção de conteúdos “proibidos”, informa a AFP. A multa para o Google foi de US$ 98 milhões, enquanto a rede social foi multada em US$ 27 milhões.
O comunicado do departamento de comunicação dos tribunais de Moscou informou que as empresas foram “reincidentes” porque não eliminaram de suas plataformas conteúdos considerados ilegais no país.
A agência russa de telecomunicações Roskomnadzor disse que as publicações alimentavam o “ódio religioso”, além de dar informação “pouco confiável”, ou perigosa para os menores, ou apoiam “organizações terroristas, ou extremistas”.
Segundo a Roskomnadzor, a Meta conta com mais de 2 mil conteúdos proibidos na Rússia. No caso do Google, são mais de 2.600.
“Vamos estudar os documentos do tribunal para decidir as medidas a serem adotadas”, disse a assessoria do Google à agência AFP.