Mundo
Joe Biden diz que Rússia atacará Ucrânia nos próximos dias
Relação conturbada entre a Rússia e a Ucrânia tem deixado o mundo em alerta por um possível desencadeamento de conflito armado entre as duas nações.
O presidente americano Joe Biden disse acreditar que a Rússia vai atacar a capital da Ucrânia, Kiev, nos próximos dias. “Temos motivos para acreditar que as forças russas atacarão nos próximos dias, especificamente a capital ucraniana de Kiev “, afirmou.
Biden enfatizou ainda acreditar que o presidente russo, Vladimir Putin, está decidido a invadir a Ucrânia. O presidente havia dito anteriormente que não acreditava que o líder russo já tivesse se decidido pelo ataque, mas reconheceu na época que sua visão sobre o pensamento de Putin era limitada.
Ele disse que houve um aumento nas violações do cessar-fogo no leste da Ucrânia e que isso pode servir de pretexto para uma invasão.
“Temos visto mais desinformação sendo enviada para o público russo, inclusive separatistas dizendo que a Ucrânia pretende lançar um ataque na região de Donbass”, informou. “Isso desafia a lógica básica de que os ucranianos escolheriam agora, com 150 mil militares, escalar o conflito de um ano. Há outras informações falsas de um genocídio ocorrendo na região e notícias fabricadas de que a Ucrânia pretende atacar a Rússia“.
A relação conturbada entre a Rússia e a Ucrânia tem deixado o mundo em alerta por um possível desencadeamento de conflito armado entre as duas nações.