Metrópole
IPTU de João Pessoa sofrerá reajuste de 10,74% em 2022
Emissão dos boletos para pagamento dos tributos poderá ser feita pelo Portal do Contribuinte, quando a Secretaria da Receita divulgar o calendário.
A prefeitura de João Pessoa (PB) informou que irá reajustar em 10,74% o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em 2022, assim como a Taxa de Coleta de Resíduos (TCR), também com a mesma porcentagem. O decreto com o índice de aumento está publicado no Semanário Oficial do Município.
A emissão dos boletos para pagamento dos tributos poderá ser feita pelo Portal do Contribuinte, quando a Secretaria da Receita divulgar o calendário de pagamento, provavelmente no primeiro trimestre de 2022.
A lei considera como contribuinte do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) o proprietário do imóvel. O contribuinte que escolher pagar o tributo à vista tem desconto ou quem preferir poderá parcelar.
Os valores de impostos atrasados, de exercícios anteriores, podem ser parcelados pela internet. Porém quanto mais parcelas, o ônus é maior para o contribuinte. Sobre o valor do imposto atrasado, corrigido monetariamente, incidem multa de 20% e juros de 1% ao mês.