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Instituto Cândida Vargas garante serviço de Ouvidoria para registrar demandas de pacientes e familiares

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Rômulo Teodorico

Ouvir é um ato de respeito e de importância ao outro. É assim que o Instituto Cândida Vargas (ICV), que faz parte da Rede Municipal de Saúde da Prefeitura de João Pessoa, trabalha para oferecer a escuta e melhorar o serviço a partir das sugestões, elogios, reclamações, denúncias e as demais manifestações das usuárias da maternidade. Em 2022, foram recebidas 102 demandas, das quais 46% das manifestações foram elogios.

A Ouvidoria Descentralizada do ICV atua em consonância com a Ouvidoria Municipal de Saúde e tem buscado trabalhar como previsto pelo Sistema Nacional de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS), que define como espaço de cidadania, instrumento de gestão e de fortalecimento do controle social, pelo meio da atuação de forma ativa para apuração permanente das necessidades e satisfação do cidadão, sendo seu interlocutor junto com a gestão.

Kátia Menezes trabalha na Ouvidoria desde 2005 e fortalece a importância do serviço para o avanço na qualidade do atendimento. “A gente realiza a escuta nas enfermarias quando solicitada, registra a demanda, recebe e encaminha para apuração e soluções cabíveis, junto aos setores competentes, por meio das denúncias, reclamações, sugestões, elogios e pedidos de informações, que chegam através dos nossos canais de acesso”, revelou.

Através de sua atuação como canal de comunicação entre o cidadão e os gestores, constitui-se como um espaço democrático para o acolhimento das manifestações dos cidadãos/funcionários, e também para a disseminação de informações. A Ouvidoria ainda busca garantir o exercício de cidadania para a construção de uma sociedade mais informada e participativa.

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Para o diretor-geral do ICV, Quintino Régis, a Ouvidoria é uma ferramenta que atua com ética sem formulação de juízo de valor. “Esse espaço desenvolve uma interlocução da Prefeitura de João Pessoa com a sociedade para a consolidação de uma gestão participativa destinada ao aperfeiçoamento da cidadania. É um canal de acesso das pacientes, familiares e funcionários com a gestão”, contou.

Para quem deseja compartilhar sua experiência na maternidade, com sugestões, elogios ou críticas, podem ligar para o número 160 ou pelo whatsapp (83) 98845-5002. Além desses contatos, podem também usar os e-mails: ouvidoriaicv@gmail.com ou ouvidoriasaude@joaopessoa.pb.gov.

Horário de funcionamento – O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no prédio do anexo administrativo, localizado na Avenida Coremas, 865, Jaguaribe.

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