Siga nossas redes

Saúde

Idosos recebem quarta dose de vacina contra Covid-19

Ministério da Saúde anuncia aplicação de segunda dose de reforço para idosos acima de 80 anos, quatro meses após a última imunização.

Published

on

Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde de João Pessoa

 

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (23), a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em idosos acima de 80 anos. De acordo com a pasta, a aplicação deve ser feita quatro meses após a primeira dose de reforço. A orientação é que a vacina seja, preferencialmente, da Pfizer.

“O Ministério da Saúde recomenda a aplicação de uma segunda dose de reforço aos idosos acima de 80 anos. A imunização deve ser feita quatro meses após a primeira dose de reforço e a orientação é que a aplicação seja efetuada, preferencialmente, com a Pfizer”, informou a pasta por meio das redes sociais.

Os imunizantes da Janssen e da AstraZeneca também podem ser utilizados, independentemente da vacina anterior.

Desde dezembro, a pasta já orientava a aplicação de uma dose de reforço apenas para as pessoas maiores de 18 anos imunossuprimidas. Com a nova informação, a pasta amplia o público-alvo para este novo esquema vacinal.

Advertisement

O Ministério da Saúde analisa ainda revogar a portaria que decretou, em 2020, o estado de emergência em saúde pública de importância nacional em decorrência da pandemia, mas enfrenta entraves legais, uma vez que há uma série de atos com efeitos vinculados diretamente a ela. O ministro Marcelo Queiroga disse que não há prazo para a suspender a medida.

“Eu tenho dialogado com os presidentes dos poderes para que tenhamos uma transição tranquila, que essas medidas são graduais e têm de apresentar o que já existe na sociedade”, disse Queiroga.

 

Sair da versão mobile