Cultura & Arte
Filme de Bertrand Lira lançado no FestincineJP será exibido pelo Canal Brasil
Lucilene Meireles
O I Festival Internacional de Cinema de João Pessoa (FestincineJP), realizado no mês de agosto pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), está colhendo frutos. O filme ‘O seu amor de volta (mesmo que ele não queira’), do cineasta Bertrand Lira, que esteve na programação do Festival, será exibido na grade linear do Canal Brasil no mês de março de 2023. A partir de 1º de janeiro, o longa paraibano, que recebeu o prêmio do júri popular no evento, entrará nos streamings da Net Claro, Vivo e Oi.
“Acolhemos com muita alegria e com a certeza de que a Funjope está formulando uma política de cultura que caminha de maneira muito acertada junto a vários segmentos. No campo do audiovisual, não tem sido diferente. Os resultados do FestincineJP estão sendo colhidos agora por produtores, mas também pela própria Prefeitura”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Ele ressaltou que já há pedidos de gravação por duas produtoras que apresentaram projetos para vir realizar obras aqui. O gestor disse ainda que é preciso parabenizar os profissionais do audiovisual. “Eu credito também muito a eles a capacidade criativa e produtiva do sucesso desses empreendimentos. E vamos caminhando, passo a passo, com muita tranquilidade e serenidade para construir esse lugar diferente, novo para o nosso audiovisual”, comentou.
O cineasta Bertrand Lira afirmou que o FestincineJP foi fundamental para que o cinema paraibano tivesse um impulso, levando ao contato com distribuidores, produtores e players. “Essa ideia e essa ação da Prefeitura para fomentar o nosso cinema foi muito importante para que colocássemos, por exemplo, a Globo Filmes, em contato com as nossas produções”, declarou.
Ele enfatizou que esse encontro promovido pela Funjope, somado com outras ações, como a criação da João Pessoa Film Comission e a Agência de Cinema de João Pessoa, vão contribuir de forma significativa para alavancar o cinema local.
“Essa seleção do Canal Brasil me deixou muito orgulhoso e aliviado por saber que, além dos festivais, vamos ter uma excelente janela de exibição. Fiquei muito feliz e orgulhoso de ter passado por esse crivo”, comentou. O contrato é de três anos, período em que o filme poderá ser exibido ao longo da programação.
Para Bertrand Lira, como cineasta, esse desdobramento do FestincineJP representa o reconhecimento. Ele conta que já tinha percebido o valor da obra através das premiações. Somente no Festival de Vitória foram quatro prêmios; no Festival de Mérida, no México, recebeu o prêmio de melhor documentário; no Fest Aruanda, ganhou o prêmio da crítica; no FestincineJP recebeu o prêmio do júri popular de longa metragem e muitos elogios da crítica de Jean-Claude Bernardet e do cineasta Walter Carvalho.
Ele acrescentou que também graças ao FestincineJP, os cineastas tiveram acesso às produtoras, o que considera fundamental para que o filme alcance um público maior.
Contrato – O contrato com o Canal Brasil aconteceu durante rodada de negócios dentro da programação do Festincinejp, que reuniu representantes de players e distribuidoras como Globo Filmes, Canal Brasil, Walt Disney, Conspiração Filmes, Vitrine Filmes, O2 Play, Doc SP, Paramount, entre outros.
‘O seu amor de volta (mesmo que ele não queira’) foi produzido a partir do edital Prêmio Walfredo Rodriguez de Produção Audiovisual 2014/2015, uma parceria da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Funjope, e Governo Federal, através da Agência Nacional de Cinema (Ancine), da Secretaria do Audiovisual (SAV).
O filme – O documentário trata do amor, suas desventuras e seus percalços tortuosos da busca pela realização amorosa que servem de fio condutor dos relatos que organizam a narrativa. Para abordar esse universo, cartomantes e videntes são convocadas para usar os seus dons metafísicos a favor dos personagens.
Cartas, búzios, banhos de ervas e oferendas são as armas mágicas recomendadas na jornada dessas personagens reais: um maquiador e professor de artes; uma travesti, professora de português; e duas atrizes, que vivem e trabalham na Capital da Paraíba. Seus relatos são entrecortados por consultas a cartomantes e pais de Santo, que vão prever o futuro deles e aconselhá-los no que diz respeito às suas vidas afetivas.
Fotos: César Matos