Siga nossas redes

Cultura & Arte

Festival de Verão Cidades Criativas apresenta programação literária

Pavilhão do Chá e o Hotel Globo vão ganhar movimento e vida a partir de atividades como oficina, debate literário e uma homenagem ao escritor Irani Medeiros.

Published

on

Foto: Divulgação

 

O Festival de Verão Cidades Criativas, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), programou dois dias de atividades voltadas para a literatura. Nesta sexta (18) e sábado (19), o Pavilhão do Chá e o Hotel Globo vão ganhar movimento e vida a partir de atividades como oficina, debate literário e uma homenagem ao escritor Irani Medeiros.

O Festival, conforme explicou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, foi pensado como um momento de integração de culturas, não só do ponto de vista da integração entre as cidades, mas entre linguagens. Por isso, a programação foi elaborada com esse perfil. No Hotel Globo, por exemplo, tem artes plásticas, música, poesia, literatura, pensamento sobre crítica literária.

O Festival traz também escritoras, mulheres autoras qualificadas para mostrar ao público a construção das suas narrativas com um olhar bem feminino, como Cecita Rodrigues, Maria Valéria Resende, Julie Dorrico. “Temos, nessa experiência literária durante o Cidades Criativas, um momento de encontro, de troca fraternal de experiências e vivências literárias”, acrescentou Marcus.

Iam Pontes, chefe da Divisão de Literatura da Funjope, ressaltou que existem três características necessárias para definir uma cidade criativa: inovação, conexões e cultura. “No Festival de Verão Cidades Criativas, que está sendo sediado em nossa cidade, o principal elemento do evento é criar formas de interações com ambientes criativos e possibilitar o desenvolvimento de um sistema inovador”, pontuou.

Advertisement

Ele destacou que, na literatura, a ação intitulada ‘Poesia no Asfalto’ leva poesias de escritores pessoenses grafitadas no asfalto de algumas das principais avenidas da cidade, trazendo arte e leitura inovadora. “João Pessoa vive em constante transmutação para um novo tempo”. Iam destacou ainda que a programação contará com uma série de atividades como debates literários, palestras, contação de histórias, lançamentos de livros, oficinas, feiras de artesanato e de livros.

Com informações da Funjope.

 

Sair da versão mobile