Mais de 600 agricultores familiares de Cajazeirinhas, no Sertão do Estado, participaram, nessa terça-feira (25), da Jornada Paraíba Produtiva e da 4ª edição da Feira da Agricultura Familiar, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), em parceria com a Prefeitura de Cajazeirinhas e o apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), de associações comunitárias e sindicato rural.
De acordo com o gerente operacional da Empaer no município, Zildo Vicente Leite, durante o evento foram comercializadas cerca de cinco toneladas de produtos agropecuários. Entre os produtos comercializados estavam hortaliças e frutas diversas, queijos, manteiga, nata, galinha e ovo caipiras, gergelim, milho, feijão, arroz vermelho, doce de leite e de frutas, jerimum, batata doce, além de artesanatos diversos.
Durante os eventos, além da exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar, ocorreu a apresentação do Plano Safra 2023/2024, foram dadas orientações sobre o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), aconteceu assinaturas de contratos de Credito Rural, via Pronaf, Banco do Nordeste e Agroamigo. Também houve a distribuição de mudas frutíferas, de raquetes de palma forrageira e de hortaliças para a implantação de quintais produtivos no município.
Ainda no evento, foram entregues aos agricultores contemplados, uma máquina forrageira, um trator agrícola, caçamba basculante hidráulica, duas motos-cultivadoras e uma enfardadora de feno. Na ocasião, foram expostos 10 animais bovinos das raças Girolando e Gir leiteiro, com alto padrão genético.
“Foi um evento que vai ficar na história do povo de Cajazeirinhas, pela sua organização, atendimento e, também, pelos serviços oferecidos”, ressaltou o agricultor Francisco Pedro de Almeida, presidente da Associação Comunitária Rural das Comunidades Cascão e Forquilha.
Segundo o extensionista Zildo Vicente, a feira, que é realizada anualmente no Dia Internacional da Agricultura Familiar, 25 de julho, tem crescido a cada edição e se tornado referência em outros municípios da região do sertão. O objetivo é expor, comercializar e incentivar a produção agropecuária e o artesanato local.