Saúde
ESP-PB promove evento de abertura de cursos em Saúde da Família e lança Rede Estadual de Educação na Saúde da Paraíba
A Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB) promove, nesta sexta-feira (2), das 8h às 17h, o evento oficial de abertura das atividades dos cursos de Especialização e Qualificação em Saúde da Família, com ênfase na Atenção Materno-Infantil, e lançamento da Rede Estadual de Educação na Saúde da Paraíba. A solenidade vai acontecer na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.
Os cursos são uma parceria da ESP-PB com a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) e com o Projeto de Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde (Projeto Amar) e têm como objetivo qualificar trabalhadores e gestores da Estratégia Saúde da Família do Estado da Paraíba, a fim de contribuir para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde e das Redes de Atenção à Saúde, com ênfase na Rede Materno-Infantil.
“É a primeira etapa desse grande processo de formação que vai envolver todas as regiões da Paraíba. A iniciativa tem possibilitado que quem está trabalhando na Saúde da Família possa aperfeiçoar suas atividades e, para isso, faremos um primeiro momento de aula de inauguração da especialização, cuja primeira turma começa na primeira semana de setembro e vai ser um primeiro passo importante para qualificar a Atenção Materno-Infantil, junto às Unidades Básicas de Saúde, sabendo que várias outras turmas virão adiante”, explicou o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço.
Na oportunidade, haverá, ainda, o lançamento da Rede Estadual de Educação na Saúde da Paraíba, momento importante de celebração da construção do processo de mobilização das Comissões de Integração Ensino-Serviço (CIES), pela Educação Permanente em Saúde no estado. Será realizada uma roda de conversa com partilha de experiências com um debatedor que é referência na temática, o professor Ricardo Burg Ceccim, bem como será lançado um painel de informações sobre Educação na Saúde, com o objetivo de subsidiar o trabalho na atenção à saúde, educação, gestão, controle social do SUS.
“Nós vamos reunir pessoas, serviços e instituições marcando e celebrando a construção de um processo de mobilização pela educação permanente que acontece há anos na Paraíba. Além disso, um painel com informações da gestão da educação na saúde na Paraíba estará a disposição da população para consulta e poderá ser usado como material pedagógico, dados para pesquisa e como instrumento de gestão para quem trabalha nas secretarias municipais e estaduais de saúde”, pontuou o coordenador de Educação Permanente em Saúde, Israel Dias.
Programação – O evento terá início com uma Aula Inaugural para acolhimento da primeira turma de cada curso. O professor pesquisador Gastão Wagner Campos fará a apresentação da equipe de execução e estudantes, falará sobre os cursos e orientações gerais, além de reflexões iniciais sobre Saúde da Família na atualidade.
Manhã:
8h: Acolhimento
9h: Abertura
– Renata Nóbrega – Secretária Estadual de Saúde da Paraíba
– Amanda Pereira Freire de Albuquerque – Cosems-PB
– Socorro Pires – Gerente Operacional da Atenção Básica (SES-PB)
– Felipe Proenço – Diretor Geral da ESP-PB
– Anna Tereza Guedes – Coordenadora Geral dos cursos
– Eduardo Cunha – Presidente do Conselho Estadual da Paraíba
– Rosa Márcia França – Coordenadora Geral do Projeto Amar
9h40 – Apresentação dos Cursos de Especialização e Qualificação em Saúde da Família
– Felipe Proenço – Diretor Geral da ESP-PB
10h10: Reflexões: Desafios da Saúde da Família na atualidade
– Gastão Wagner Campos – Unicamp
10h30: Aula Inaugural
11h10: Rodada de perguntas da plenária
12h – 13h30: Intervalo
Tarde:
13h30: Lançamento da Rede de Educação na Saúde
– Israel Dias de Castro – EPS – ESP
14h: Partilha de experiências na Educação na Saúde
– Gracielle Malheiro dos Santos – Prof UFCG Cuité
– Liliane Abrantes de Sena – Gerente 6ª região Patos
– Daniel Tavares da Silva – Gestor Municipal Carrapateira
– Israel Dias de Castro – EPS – ESP
15h: Debatedor: Franklin Delano Soares Forte (UFPB)
15h20: Rodada de perguntas da plenária
16h30: Conclusão do evento