politica
Eleições 2022: quais as Propostas de Governo dos principais candidatos à presidência relacionados à Tecnologia?
Com menos de 10 dias para as eleições presidenciais de 2022, nós decidimos comparar as propostas de governo dos 3 principais candidatos, em relação à tecnologia e comunicação.
De acordo com o Datafolha, os três principais candidatos são o ex-presidente Lula com 45%, o presidente Bolsonaro com 34% e o candidato Ciro Gomes com 7%.
Portanto, foram as propostas de governo desses três candidatos que resolvemos reunir nesse artigo, além de algumas citações e informações ditas durante o período das campanhas eleitorais. Boa leitura!
Plano de Governo Lula
O principal candidato das eleições de 2022 e ex-presidente do Brasil, ainda não colocou no papel as propostas que vêm sendo citadas nos discursos e programas de TV. Portanto, não há (ainda) um Plano de Governo oficial do ex-presidente Lula, mas sim um documento com “Diretrizes Para o Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil”.
De qualquer maneira, durante a campanha, o ex-presidente Lula vem apresentando e discutindo o que ele considera como os principais problemas que temos atualmente no que diz respeito ao uso da tecnologia no Brasil, e quais seriam as soluções que o governo dele implementaria.
Para começar, o ex-presidente pretende garantir “internet de qualidade em todo território e para todos e todas”, assim como “o direito à inclusão no ambiente da conectividade”. Embora não apresente metas para isso, o candidato deseja iniciar “um grande processo de transformação digital no país”.
Na diretriz o candidato também diz que a “Educação, Ciência e Tecnologia sofrem ameaças, cortes de investimentos e mudanças regressivas, …”, e que “Para o Brasil entrar na era do conhecimento será necessário também uma estratégia econômica que contemple junto do fomento à ciência, à tecnologia e à inovação, os elementos da Economia Criativa e da economia da cultura e que acelere a transição digital, o uso da inteligência artificial, a biotecnologia e a nanotecnologia, em processos produtivos sofisticados com maior valor agregado”.
Portanto, embora não tenhamos acesso ao Plano de Governo oficial do candidato Lula, podemos ver que o investimento em tecnologia faz parte das suas propostas de governo, caso vença as eleições de 2022.
Plano de Governo Bolsonaro
O atual presidente do Brasil lançou seu Plano de Governo 2023 – 2026 com o nome “Pelo Bem do Brasil”. O presidente Jair Messias Bolsonaro está em busca da reeleição e as diretrizes do seu plano de governo estão divididas em 6 tópicos principais, mas aqui vamos falar sobre o tópico “Economia, Tecnologia e Inovação” onde o subtópico f) fala sobre “Ampliar e Consolidar a Conectividade Mediante a Implantação das Telecomunicações com Tecnologia 5G”.
O maior enfoque é sobre a oficialização e implementação da tecnologia 5G, que começou a ser instalada oficialmente esse ano, com Brasília sendo a 1ª capital com 5G no país.O governo defende que, “ao adotar o 5G, o país abre um novo caminho: o de se transformar em um hub de tecnologias que poderão ser utilizadas por outros países, agregando valor à economia nacional e trazendo divisas”.
Além disso, também cita o Programa Wi-Fi Brasil, que visa “conectar toda a população, com conexão gratuita à internet em banda larga por via terrestre e satélite, sendo direcionado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social”.
De acordo com o documento, foram instalados no atual governo 18.453 pontos em 507 municípios, atingindo mais de 11 milhões de pessoas e “visando interligar todas as escolas públicas, rurais e urbanas até o fim de 2022”.
Por fim, o documento diz que no próximo mandato, deve-se continuar a criar condições de forma a levar a conectividade 5G a todos os 5.570 municípios brasileiros.
Plano de Governo Ciro
O candidato Ciro Gomes também apresentou seu Programa de Governo 2023 – 2026, chamado “Projeto Nacional de Desenvolvimento”. Logo no início, o PND propõe “investir em ciência e desenvolvimento tecnológico” e “expandir o acesso à comunicação”.
Além disso, ao longo de entrevistas e eventos em que participa durante sua campanha eleitoral, o candidato também aproveita para abordar a questão da tecnologia brasileira e como seu governo lidaria com esse aspecto. Recentemente, o candidato Ciro Gomes disse que pretende “investir 3% do PIB em ciência e tecnologia, caso seja eleito”.
O candidato à presidência também aproveitou para dizer que “Nós temos também o projeto Internet do Povo, que vai financiar smartphone em 36 vezes sem juros, curso de capacitação em informática, games e fazer com que nós possamos, no Brasil, ter Wi-Fi gratuito em banda larga em áreas comunitárias”.
Além disso, o PND também aborda a questão da relação cultura e tecnologia, dizendo que irão estimular “as diversas atividades da chamada economia criativa, que vem se constituindo em um importante ramo da atividade econômica e de criação de empregos para os jovens…”, e o candidato também cita os serviços de streaming, prometendo regular o setor.
“A exemplo do que já vem sendo feito na Europa, vamos regular os serviços de streaming de forma a garantir o investimento obrigatório na produção local independente e visibilidade a esses conteúdos nas plataformas”, promete o candidato.
Considerações Finais
Podemos observar que os três principais candidatos vem abordando ao longo da campanha eleitoral e em suas propostas de governo, a questão da tecnologia, telecomunicações, audiovisual e tudo relacionado a esse setor da comunicação.
Escrevemos esse artigo, com o intuito de reunir e resumir as principais informações que cada candidato abordou ao longo das campanhas, mas obviamente, é apenas uma pequena parte de tudo que foi escrito em cada proposta de governo e discutido pelos candidatos.
Portanto, cabe ao eleitor analisar de maneira mais profunda as propostas dos candidatos, para que no dia das eleições de 2022, possa votar consciente de que fez a melhor escolha para o país.
Abaixo destacamos as fontes originais das informações utilizadas nesse artigo:
Publicar a fonte para evitar problemas de direitos autorais com o Google.