Tecnologia
Doze cidades brasileiras estão aptas para receber tecnologia 5G
Leis flexibilizam a instalação de antenas; 5G demanda mais infraestrutura.
O Ministério das Comunicações informou nesta quarta-feira (26) que doze capitais brasileiras já estão totalmente prontas para receber a quinta geração de internet móvel, o 5G. Leiloado em novembro do ano passado, o padrão 5G oferecerá internet de alta velocidade em todas as capitais brasileiras até 31 de julho deste ano.
Para as demais localidades, há necessidade de adequação de leis municipais e da instalação de infraestrutura adequada para o funcionamento da tecnologia. De acordo com os termos do leilão do 5G, empresas que arremataram as concessões de uso das bandas também firmaram o compromisso de ampliar para 100% do território nacional a cobertura do padrão atual, o 4G.
“Nossa missão é garantir a tecnologia 5G conectando o Brasil e levando a internet para todos os brasileiros”, afirmou em nota o ministro das Comunicações, Fábio Faria. “Ao longo dos anos, faremos com o que o país tenha assegurado a cada um o direito de acesso à internet; todos nós sabemos a importância que isso tem”, complementou.
Para que a tecnologia chegue em todas as cidades, é necessária adequação da Lei Geral das Antenas. O prazo para o processo vai até 2029.
As capitais cujas leis foram harmonizadas à federal são: Brasília (DF); Curitiba (PR); Florianópolis (SC); Fortaleza (CE); Natal (RN); Palmas (TO); Porto Alegre (RS); Rio de Janeiro (RJ); São Paulo (SP); Vitória (ES); Aracaju (SE); Boa Vista (RR).