Brasil
Diretor-Presidente da AENA Brasil, que assume no dia 17 a gestão do Aeroporto de Congonhas, Santiago Yus revela os planos da empresa para o aeroporto
Em entrevista à Revista 29HORAS, executivo conta que a empresa prevê investimentos de mais de R$ 3 bilhões nos primeiros cinco anos no terminal aeroportuário de Congonhas.
Clique aqui para ler a íntegra da Revista 29HORAS – Aeroporto de Congonhas
Outubro de 2023 – Porta de entrada da cidade de São Paulo, o Aeroporto de Congonhas é o segundo terminal mais movimentado do país. Em 2022, 18 milhões de pessoas passaram por ele. Sob este cenário, uma nova operadora assume a gestão desse aeroporto a partir do próximo dia 17: a AENA Brasil.
Em entrevista exclusiva para a Revista 29HORAS, o diretor-presidente da empresa, Santiago Yus, conta os planos para colocar Congonhas entre os mais modernos aeroportos do planeta, com investimentos de mais de R$ 3 bilhões nos próximos cinco anos.
A AENA Brasil, subsidiária da empresa espanhola AENA, maior operadora aeroportuária do mundo, recentemente arrematou por R$ 2,45 bilhões o bloco de aeroportos liderado por Congonhas. Executor da operação brasileira da companhia, Yus iniciou sua carreira profissional na AENA há 20 anos, na área de Planejamento e Gestão. Depois foi diretor dos aeroportos Almeria e Tenerife Sur e, desde novembro de 2019, ocupa o cargo de diretor-presidente da AENA Brasil, coincidindo com sua mudança de residência para nosso país. Fluente em português, o executivo adianta: “Temos um planejamento de melhorias de curto e médio prazos, para trazer com rapidez ao Aeroporto de Congonhas, mais conforto e eficiência para a operação atual”.
A concessão de gestão da AENA no Aeroporto Congonhas é de 30 anos, mas apenas nos próximos cinco anos estão previstos investimentos de mais de R$ 3 bilhões. Entre os destaques das primeiras ações para a melhor experiência dos passageiros estão:
– Implementação de novas tecnologias no check-in e no despacho de bagagens;
– Melhor ambientação na sala de embarque;
– Ampliação dos canais de inspeção e de reparos imediatos na infraestrutura das áreas comuns e restrita;
– Revitalização dos pavimentos das pistas de taxiamento;
– Ampliação do pátio de aeronaves;
– Readequação das vias de acesso;
– Revitalização da fachada;
– Modernização dos banheiros.
Santiago Yus conta que a AENA Brasil é a maior operação da empresa fora da Espanha, o que mostra a importância da aviação civil brasileira para o setor. E diz: “Estamos tropicalizados. No Brasil, é a única administração no exterior que opera com o nome do grupo, o que reflete nosso compromisso no país”.
Desde início de 2020 a companhia também administra seis aeroportos da região Nordeste: Recife, Juazeiro do Norte, João Pessoa, Campina Grande, Aracaju e Maceió. Em 2019, esses seis aeroportos somaram quase 14 milhões de passageiros: “Temos a oportunidade de criar polos comerciais nos entornos desses seis aeroportos e desenvolver essas regiões, que podem se tornar hubs e proporcionar novas conexões para passageiros. Nosso objetivo também é oferecer um serviço de excelência em diversas rotas distribuídas pelo Brasil”, revela.
A reportagem especial com Santiago Yus para a Revista 29HORAS ainda detalha planos e critérios de reformas no Aeroporto de Congonhas e compartilha resultados da administração da AENA Brasil em outros aeroportos do país.
Clique aqui para ler a íntegra da Revista 29HORAS – Aeroporto de Congonhas, com a entrevista completa de Santiago Yus publicada a partir da página 36.
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