Esportes
De projeto social a destaque no campeonato paraibano, conheça a história do time São Paulo Crystal
Em uma crescente evolução, em 2021, o tricolor de Cruz do Espírito Santo conquistou acesso ao Brasileirão na série D.
O São Paulo Crystal tem ganhado destaque entre os times de futebol paraibanos, principalmente depois da campanha histórica feita no campeonato estadual do ano passado, que lhe garantiu uma vaga na Série D do Brasileirão 2022. Quem acompanha a atuação do carcará do Engenho se surpreende com o progresso do clube que tem uma trajetória recente.
A história da equipe nasceu da união entre o time amador de funcionários do Engenho São Paulo e a Escolinha São Paulo, projeto social do engenho que funciona há duas décadas e beneficia mais de 200 crianças e adolescentes da zona rural e urbana do município de Cruz do Espírito Santo. O clube, no entanto, só foi oficializado em 2017 após Múcio Fernandes, proprietário do Engenho São Paulo, adquirir o Lucena Sport Club e o transforma-lo no atual São Paulo Crystal. O nome, que lembra um dos famosos rótulos da cachaça, também é uma homenagem ao clube brasileiro São Paulo e ao inglês Crystal Palace.
Escalada Profissional – Em 2018, o time começou a atuar profissionalmente e, no ano seguinte, conquistou o acesso à primeira divisão do Campeonato Paraibano de Futebol. Em 2019, com acesso para a primeira divisão, o São Paulo Crystal terminou o paraibano de 2020 em 6° lugar. No ano de 2021, foi semifinalista e, com isso, conquistou uma vaga para na Série D. “É um feito histórico para o time, porque é a primeira competição em nível nacional do clube e conquistamos a vaga no segundo ano disputando o campeonato estadual”, comemorou Arthur Ferreira, diretor executivo do São Paulo Crystal.
Para comandar a comissão técnica, a direção do tricolor contratou Éderson Araújo, que ficou com o vice-campeonato da segunda divisão do paraibano, e Edmundo Ferraz como seu auxiliar. Para 2022, Arthur Ferreira enfatiza o comprometimento do time com os torcedores do carcará de Cruz do Espírito Santo. “Apesar dos poucos recursos, o São Paulo Crystal terá uma equipe competitiva no estadual e também no brasileiro”, promete o diretor executivo.
Os frutos desse empenho já estão sendo vistos no campeonato estadual, onde o clube é o atual líder do Grupo A.