Economia
Cruzeiros estão suspensos no Brasil até 21 de janeiro
Medida ocorre com efeito imediato para novas partidas e nenhum hóspede será embarcado até a data estipulada.
A Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia Brasil) anunciou nesta segunda-feira (3) a suspensão voluntária das operações nacionais das embarcações de cruzeiro até o dia 21 de janeiro por causa da propagação da Covid-19 e recentes casos registrados. A medida ocorre com efeito imediato para novas partidas e nenhum hóspede será embarcado até a data estipulada. Os atuais cruzeiros em viagem vão finalizar os seus itinerários.
A entidade informou que está trabalhando em nome das companhias de cruzeiros que operam no país, MSC Cruzeiros e Costa Cruzeiros, para alinhar interpretações e aplicações dos protocolos operacionais de saúde e segurança que haviam sido aprovados no início da temporada, em novembro, com as autoridades do governo federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), estados e municípios.
“Nas últimas semanas, as duas companhias de cruzeiros afetadas experimentaram uma série de situações que impactaram diretamente as operações nos navios, tornando a continuidade dos cruzeiros neste momento impraticável. Além disso, a incerteza operacional causou inconvenientes significativos para os hóspedes que contavam com suas férias no mar com rígidos protocolos de segurança”, disse a associação em um comunicado à imprensa.
A Anvisa havia divulgado um comunicado em que contraindica embarques em navios de cruzeiro neste momento.
“Em vista dos últimos acontecimentos, a Anvisa contraindica o embarque de passageiros que possuem viagens programadas em navios de cruzeiro para os próximos dias, em especial diante do aumento vertiginoso de casos de Covid-19, com identificação de surtos a bordo das embarcações que operam na costa brasileira”, informou a Anvisa.