Esportes
Cícero premia estudantes vencedores de modalidades coletivas das Olimpíadas Escolares
Arthur Araújo
Medalha no peito e orgulho pelos resultados obtidos. Foi assim que 320 estudantes da Rede Municipal de Ensino saíram do auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM) na tarde desta quinta-feira (13). Eles foram os vencedores das modalidades coletivas das Olimpíadas Escolares do Município de João Pessoa, competição retomada pelo prefeito Cícero Lucena após 12 anos. O gestor participou da entrega das premiações.
“É uma alegria resgatar um projeto que ajuda na formação do cidadão do amanhã, na interação e sociabilidade. Além da brincadeira e da atividade saudável, estamos descobrindo talentos que poderão ser tratados com profissionalismo”, explicou o prefeito Cícero Lucena.
As olimpíadas aconteceram de 12 de setembro a 10 de outubro nos ginásios das escolas e em equipamentos esportivos por toda a cidade. No total, 2.500 estudantes de 49 unidades de ensino competiram em oito modalidades, sendo quatro coletivas (handebol, vôlei, futsal e basquete) e outras quatro individuais (atletismo, judô, natação e bocha), além do kids games, na Vila Olímpica Parahyba. Disputas paralímpicas ocorreram no judô, atletismo e natação.
A secretária executiva da Educação (Sedec), Luciana Dias, destacou que a retomada dos jogos era uma meta de gestão que foi alcançada com o fim da pandemia. “Nossa intenção agora é ampliar o número de modalidades, de participantes e estimular os estudantes para que a atividade saudável caminhe ao lado do aprendizado”, afirmou. A competição foi organizada pela Sedec, por meio da Divisão de Educação Física, Esporte e Lazer (Defise), representada por Theodan Stephenson.
Entre os estudantes premiados estava Alex Henrique, de 16 anos, aluno da Escola Municipal Virginius da Gama e Melo, que funciona no bairro de Mangabeira I. “Foi uma decisão fantástica retomar os jogos e todo o time teve muita disciplina para conquistar esse resultado”, afirmou ele, que integra o time campeão no futsal classe A.
Débora Camile de Carvalho, de 14 anos, fez parte da equipe feminina vencedora na modalidade. Ela estuda na Escola Municipal João Monteiro da Franca, no Jardim Veneza. “Foi muito bom para os alunos que a Prefeitura tenha organizado esta competição, pois fazia muito tempo que a gente não jogava. O evento veio depois da pandemia e gostamos muito”, contou.
Fotos: Sérgio Lucena