Siga nossas redes

Economia

Chuvas no sul da Bahia deixam 20 mortos e 16 mil desabrigados

Até o momento, são 72 municípios em situação de emergência por toda a região.

Published

on

Foto: Reprodução

 

As fortes chuvas que atingem a região sul da Bahia desde a última quinta-feira (23) já provocaram 20 mortes deixaram cerca de 16 mil pessoas desabrigadas em diversas cidades. Ao todo, são 430 mil pessoas afetadas.

O balanço divulgado nesta segunda-feira (27) pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec) contabiliza 18 óbitos. Já as outras duas vítimas, registradas em Itabuna, foram confirmadas pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade.

Até o momento, são 72 municípios em situação de emergência por toda a região.

Por meio de sua conta no Twitter, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), informou que sobrevoou parte da área atingida e disse que “na história recente da Bahia, não lembro de tragédia tão grande”.

Advertisement

“Peço as orações de vocês, a situação é dura, mas nossa prioridade número 1 é salvar vidas e com muita garra e união, vamos superar este momento. Que Deus nos abençoe”, escreveu ainda.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa é a maior enxurrada no estado há 32 anos e o fenômeno foi causado por um fenômeno chamado Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), uma faixa de nuvens que se estende do sul da Amazônia até o oceano, passando pelo estado da BA.

 

Sair da versão mobile