Tecnologia
“Caixa preta da Terra” será construída por cientistas australianos
Equipamento será instalado em um dos extremos mais inóspitos do mundo, na costa oeste da Tasmânia, ilha pertencente à Austrália.
Artistas e cientistas australianos irão construir, em 2022, um dispositivo teoricamente indestrutível, capaz de registrar como a humanidade administra o planeta em meio às mudanças climáticas. O equipamento será conhecido como a “caixa preta da Terra” e será instalado em um dos extremos mais inóspitos do mundo, na costa oeste da Tasmânia, ilha pertencente à Austrália.
O dispositivo será inspirado nas “caixas pretas” dos aviões – que registram o que acontece em caso de acidente aéreo -, o dispositivo, criado por artistas e cientistas australianos, pretende gravar passo a passo a transformação – ou a destruição – do mundo tal qual conhecemos hoje.
Alimentado por energia solar e térmica, o bloco de aço tem 10 metros de comprimento e é projetado para resistir a desastres naturais. Conectado à internet, usará um algoritmo para coletar periodicamente dados relacionados às mudanças climáticas – por meio de um conjunto de 500 métricas – e armazená-los automaticamente.
A “caixa preta” estará repleta de unidades de armazenamento contendo dados relativos às alterações no clima, tais como temperaturas médias e consumo global de energia.