Siga nossas redes

destaque

Cabedelo realiza I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Published

on

Evento discute a implementação dos direitos da pessoa com deficiência no país e marca semana dedicada ao tema no município

Sob o tema “Cenário atual e futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Construindo um Brasil mais Incluso”, a Prefeitura de Cabedelo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SPCD), realizou, nesta quarta-feira (20), a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O evento, que aconteceu no Cabedelo Clube, reuniu dezenas de pessoas para debater proposição, avaliação e monitoramento das políticas públicas voltadas ao tema. A conferência municipal é a primeira etapa do processo que leva aos eventos 5ª Conferência Estadual e Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, previstas para o ano de 2024, com locais a definir.

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência é lembrado nesta quinta-feira (21 de setembro). Ao longo da semana, a SCPD já vem desenvolvendo diversas atividades, que incluem um debate mais construtivo sobre os direitos das pessoas com deficiência e também o desenvolvimento de ações culturais. Na sexta (22) acontecerá um evento cultural no Casarão do Padre, a partir das 14h. e, no sábado (23), será realizada, a partir das 9h na escola municipal Paulino Siqueira, uma Roda de Conversa para marcar o dia Nacional do Intérprete de Libras.

“Uma das nossas missões mais importantes neste mandato foi conseguir criar a Secretaria da Pessoa com Deficiência de Cabedelo – a primeira do Estado da Paraíba. Todos os cargos da pasta são ocupados por pessoas com deficiência, por seus parentes ou por militantes da causa. Nós temos cerca de 20 mil pessoas com deficiência no município e onde elas estão? E o que o poder público fez por essas pessoas durante tanto tempo? As Pessoas com Deficiência precisam estar também nas ruas, nos parques, nas praias, nas escolas, prédios públicos e em todos os lugares que elas quiserem. Se não fosse a luta desses militantes da causa quais conquistas eles teriam alcançado? Por isso não titubeamos em promover essa Conferência e escancarar as portas da gestão para esse debate tão importante. Até mesmo porque somos um município que tem total condições de receber este e qualquer evento de grande magnitude voltado para as pessoas com deficiência. Um exemplo disso foi a etapa nacional de ParaSurf, que foi realizada recentemente na Praia de Intermares e onde recebemos centenas de paratletas e milhares de pessoas que os acompanharam e prestigiaram o evento. E nós, enquanto  gestão, não vamos medir esforços para transformar Cabedelo numa cidade cada vez mais inclusiva e acessível”, destacou o prefeito de Cabedelo, Vítor Hugo Castelliano, em seu pronunciamento na abertura da conferência.

Advertisement

A secretária da Pessoa com Deficiência de Cabedelo, Geusa Ribeiro, explicou a dinâmica do evento e comentou sobre sua importância.

“Este evento é um marco histórico no município de Cabedelo, assim como foi a criação desta Secretaria. Este é o momento no qual vamos colocar em pauta todas as necessidades e assuntos pertinentes dentro dos eixos temáticos. E aqui também vamos redigir nosso documento oficial e eleger os delegados que nos representarão nas esferas estadual e federal. Que saiam daqui várias ideias e diretrizes para que sejam cumpridas pelas nossas autoridades nos anos seguintes”, disse.

Eixos temáticos – Os debates e deliberações dessa I Conferência foram desenvolvidos em torno de cinco eixos temáticos pré-definidos, que incluem: 01. Estratégias para manter e aprimorar o controle social, assegurando a participação das pessoas com deficiência, sob a coordenação de Socorro Feitosa – conselheira e representante da Seduc; 02. Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada, sob a coordenação de Michele Félix – conselheira e mãe de PCD (sociedade civil); 03.Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência,  sob a coordenação de Marieta Rezende e Ieda Silva – representantes de associação e da Saúde; 04. Cidadania e Acessibilidade, sob a coordenação de Jadson Gomes – conselheiro e representante da SPcD; 05. Desafios para a comunicação universal sob a coordenação de Gecinete Borba, intérprete de Libras e representante da SCPD.

As propostas eleitas deverão constar do relatório emitido para a Conferência Estadual, segunda etapa do processo rumo à Conferência nacional.

Presenças – Além das autoridades acima mencionadas estiveram presentes na conferência, vereadores, secretários municipais, representantes de Associações, parentes de PCds e populares.

Advertisement

“Nosso município atualmente tem Associação, Conselho, Secretaria e está apto para qualquer discussão no âmbito da inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência. E estamos aqui para cobrar o que lhes é de direito e também para conferir sobre as nossas conquistas em forma de ações, projetos e programas. Somos eternamente gratos pelo trabalho e atenção que a atual gestão tem para com a causa, e vamos lutar por muito mais”, garantiu Gaby e Inclusão – presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

Sair da versão mobile