Mundo
Argentina vence e passa às oitavas em primeiro; Polônia avança no saldo
Messi sofre e perde pênalti; argentinos passam em primeiro, pegam a Austrália e jogam os poloneses no caminho da França
Resumão
A Argentina chegou – e chegou com tudo. Com grande atuação, a seleção comandada por Lionel Messi controlou totalmente a Polônia nesta quarta-feira, venceu por 2 a 0 e garantiu classificação às oitavas de final como primeira colocada do Grupo C. O resultado também garantiu vaga aos poloneses, que superaram o México no saldo de gols, em um drama impressionante, que durou até os minutos finais da rodada. Mac Allister e Julián Álvarez, ambos no segundo tempo, fizeram os gols da vitória alviceleste. Messi sofreu e perdeu um pênalti.
Como ficou
Com a vitória, a Argentina foi a seis pontos e garantiu o primeiro lugar do Grupo C. A Polônia passou em segundo, com quatro, um gol à frente do México no saldo: 0 a -1.
Oitavas de final
A Argentina, primeira colocada do Grupo C, encara a Austrália no sábado, às 16h (de Brasília), pelas oitavas de final. A Polônia, que passou em segundo, tem uma pedreira no domingo, às 12h: encara a França, atual campeã mundial.
A montanha-russa de Messi
Messi buscou jogo, tabelou, finalizou, carregou a Argentina em uma partida na qual sua seleção foi muito superior à equipe adversária. O porém é que perdeu um pênalti, sofrido por ele mesmo. No primeiro tempo, bateu no canto esquerdo de Szczesny, e o goleiro voou para defender. Foi a segunda vez que Messi perdeu um pênalti em Copas – havia desperdiçado antes em 2018, contra a Islândia. No Catar, tinha convertido na estreia, na derrota de 2 a 1 para a Arábia Saudita. Com a classificação argentina, o craque também garantiu uma sobrevida em sua história nos Mundiais, visto que já avisou que disputa a última edição do torneio. De quebra, o camisa 10 ultrapassou Maradona como jogador argentino com mais jogos em Copas. Nas oitavas de final, disputará a milésima partida da carreira.
Szczesny impede eliminação
A Polônia se classificou no saldo de gols. E graças ao seu goleiro. Szczesny teve grande atuação contra a Argentina. Só no primeiro tempo, fez nove defesas, incluindo um pênalti de Messi. Na etapa final, não conseguiu impedir a derrota, mas evitou uma goleada que seria fatal: tiraria a Polônia da Copa do Mundo.