Paraíba
Após carta de servidores, Presidente do Ibama diz que nomeação de superintendente na Paraíba envolve “outras instâncias”
Servidores do Ibama emitiram carta repudiando nomeação, que seria política e não técnica. Presidente do órgão, Rodrigo Agostinho, emitiu ofício.
Rodrigo Agostinho, presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), emitiu um ofício em resposta à carta enviada por servidores do órgão na Paraíba contra a indicação da nomeação de um engenheiro ambiental formado em 2021, sem vínculo com o instituto, para ocupar a superintendência do órgão no estado.
Como trouxe o ClickPB, o indicado para o cargo é Gustavo da Costa Dantas, engenheiro formado em 2021 pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
No ofício emitido pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI!) do instituto, Rodrigo Agostinho diz que teve conhecimento do posicionamento contrário a nomeação de Gustavo e que “na atual gestão (do Ibama) as manifestações dos servidores serão devidamente consideradas no processo decisório”. Porém, ao longo do conteúdo, Agostinho diz que a nomeação do cargo de superintendente “envolve tratativas que extrapolam a discricionariedade deste gestor”, sugerindo que não teria controle total dos nomes indicados.
[…] a nomeação para o cargo de Superintendente CCE 1.13, atualmente é de livre provimento, e envolve tratativas que extrapolam a discricionariedade deste gestor, envolvendo também outras instâncias no processo decisório”, traz trecho do ofício obtido pela reportagem do ClickPB.
” Informamos ainda, que o senhor Gustavo Dantas, possui bacharelado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Capina Grande, pós graduação em Geoprocessamento e experiência na área de consultoria ambiental”, diz em seguida o presidente do Ibama, que finaliza se colocando à disposição.
| Confira íntegra do ofício, assinado ontem (23) e publicado hoje(24):