Saúde
Anvisa volta atrás e cancela autorização para importar spray israelense contra Covid-19
De acordo com a agência, a notificação foi feita em 30 de dezembro, mas não foram apresentados estudos clínicos para a sua comprovação de eficácia.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou a autorização concedida ao spray antiviral Taffix, utilizado para bloquear vírus respiratórios, incluindo o Coronavírus e a Influenza. De acordo com a agência, a notificação foi feita em 30 de dezembro, mas não foram apresentados estudos clínicos para a sua comprovação de eficácia do produto israelense, fabricado pela empresa Nasus Pharma. A identificação foi feita pelo Programa de Auditoria de Dispositivos Médicos Isentos de Registro.
A Anvisa salientou que as empresas responsáveis que desejarem regularizar sprays antivirais devem comprovar todas as indicações de uso propostas por meio de estudos clínicos.
Buscando novas formas de proteção contra a Covid-19 e suas variantes, a empresa israelense informou que o produto protegeria em até 99% contra os vírus que entram nas células do nariz. A previsão de chegada ao Brasil era na primeira quinzena de fevereiro, caso a Anvisa autorizasse.