Educação
Alunos da Prefeitura são premiados na etapa municipal do ‘Prêmio MPT na Escola 2022’ e estão aptos às próximas fases
Alexandre Quintans
A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef), juntamente com o Ministério Público do Trabalho (MPT) premiou, na manhã desta sexta-feira (23), 10 alunos da Rede Municipal de Ensino que participaram do ‘Prêmio MPT na Escola 2022 – Etapa Municipal’. A solenidade aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.
Foram premiados os trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos das 15 escolas participantes.
A aluna da Escola Municipal Rotary Francisco Edwar de Aguiar, localizada no bairro de Jaguaribe, Esther Maria de Almeida Lima, do 5º ano, ficou em primeiro lugar na categoria ‘Desenho’. Ela conseguiu se classificar para a final da etapa estadual e também irá concorrer na etapa nacional.
O título do trabalho de Esther Maria foi “Lugar de criança é na escola”. A estudante explicou qual a representatividade do desenho. “Eu desenhei bonecos representando crianças trabalhando em lixo e mecânica. O recado que eu deixo para as crianças é para elas se interessarem mais nos estudos e pensarem naquelas que não têm a oportunidade de irem para escola”, disse.
Grupos – O prêmio foi dividido em dois grupos: grupo I que abrange alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I com a temática do trabalho infantil, e grupo II com alunos do 6º e 7º anos abordando a aprendizagem profissional nas categorias Conto, Desenho e Poesia.
“Eu só tenho que agradecer a parceria da Secretaria de Educação, na pessoa da secretária América Castro que abraçou esse projeto, com o Ministério Público do Trabalho. Espero que no ano que vem possamos continuar com essa parceria. Agradeço também a todos os pais, mães, professores e professoras que foram os grandes incentivadores. Esses profissionais da Educação puderam discutir com os alunos a questão dos malefícios do trabalho infantil. A criança tem direito a infância e nós de proteger nossas crianças”, disse a procuradora do Trabalho e coordenadora regional do prêmio na Paraíba, Maria Edlene Lins Felizardo.
A secretária da Sedec, América Castro, garantiu a parceria para o próximo ano e que o projeto será ampliado nas escolas da rede. “Este ano o projeto chegou em 15 escolas da nossa rede e atingiu mais de 3.200 alunos. No ano que vem queremos ampliar e sei que vamos conseguir, porque temos aqui na Educação de João Pessoa os melhores profissionais nas unidades de ensino e é por isso que conseguimos colher esses frutos”, disse com alegria.
Também se classificaram para a segunda etapa, que será a estadual, a aluna Mayra dos Santos Silva, do 6º ano. Ela também foi premiada na categoria ‘Desenho’. A aluna Natália Leandra dos Santos, 7º ano, ficou em terceiro lugar na categoria ‘Conto’. Ambas as alunas são da Escola Municipal Professora Anayde Beiriz.
Eu pude acompanhar de perto cada etapa de desenvolvimento do trabalho desses alunos. E fico muito realizada ao saber que teremos novamente mais uma representante na etapa nacional como também representantes na etapa estadual” disse com muito orgulho a assistente social da Divisão de Apoio ao Estudante da Sedec, Fabiana Uchôa.
Municípios – Participaram da primeira etapa alunos de 11 cidades: João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Mamanguape, Sapé, Guarabira, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras.
Reconhecimento – Ao final do evento os alunos receberam um caixote com tintas, tela de pintura, pincel, papel, lápis, livros infantis e vários outros objetos. Os professores envolvidos foram premiados com livros.