Educação
Afetividade é indispensável e influencia no processo de aprendizagem das crianças”, diz especialista
Com mais de 40 anos atuando com educação sociointeracionista, fundadora do Colégio Primeiro Mundo, Aldimar Wanderley, comenta importância da pedagogia afetiva na primeira infância
A primeira infância, que vai dos zero aos seis anos, é um momento importantíssimo para o desenvolvimento da criança e a afetividade favorece a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo. “A afetividade influencia muito no processo de aprendizagem das crianças. É indispensável na família e se estende à escola, com professora e demais funcionários da escola. Desta forma, ela é motivada a aprender”, diz Aldimar Wanderley, diretora e fundadora do Colégio Primeiro Mundo.
A primeira infância também é um período de adaptação da criança ao meio físico e social, e os vínculos afetivos construídos nessa fase são essenciais para a evolução. “Às vezes, as pessoas ficam preocupadas com o tempo que dedicam a essas crianças e o mais importante é a qualidade desse tempo. Que esse momento seja de afeto, atenção, interação e empatia, na família ou na escola. A criança que é educada com afeto se sente motivada a desenvolver melhor o socioemocional e o cognitivo que são essenciais para a vida”, destaca.
As demonstrações de carinho, cuidado e respeito entre professores, crianças e seus pares são constantes no Colégio 1° Mundo. “Na escola, as crianças são recebidas e tratadas com afeto na chegada até a saída da escola, todos sempre com um sorriso no rosto, um bom dia ou boa tarde e uma palavra de carinho. A partir de uma abordagem humanista a professora promove um espaço agradável e motivador em sala de aula para as crianças desenvolverem o seu potencial e habilidades”, completa.