Siga nossas redes

Cultura & Arte

Sommelier dá dicas de como fazer a harmonização de vinhos com pães

Published

on

Farina in Natura lança carta de vinhos internacionais, sob curadoria de Rachel Ruiz, da Vinhos Ingá

Harmonizar bebidas e alimentos é tirar o melhor proveito dos dois mundos. Muito se fala da harmonização de vinhos com carnes, por exemplo, mas a primeira harmonização da história é a de vinhos com pães. A sommelier Rachel Ruiz, da Ingá Vinhos, desenvolveu a carta de vinhos da Farina in Natura — padaria artesanal à beira-mar de Cabo Branco — e dá dicas de como fazer uma harmonização ideal. “O pão, se consumido sozinho é muito bom, um vinho também, mas quando se juntam eles se complementam, um melhora o outro e se torna uma experiência, não é só comer e beber”, define Rachel.

Para ampliar o leque de sensações, a carta de vinhos da Farina in Natura traz vinhos internacionais que vão harmonizar com os pães de fermentação natural, focaccia, quiches, tarteletes, croissants, entre outros produtos. “A carta foi feita para ser bem democrática e com vinhos de bom custo benefício. Tem desde brancos e leves que harmonizam com pães que levam ervas e queijos mais leves, até tintos de corpo médio que dão certo com a maioria dos tipos de queijos, pães de fermentação natural e croissants”, destaca.

Como a base do pão é neutra, Rachel explica que o vinho vai harmonizar com o elemento mais forte. “Para um croissant, pão de fermentação natural, ou pizza, uma boa harmonização é um sauvingon jovem. No caso de uma pizza com pepperoni ou pães que tenham esse ingrediente, por exemplo, funciona muito bem”, sugere.

Advertisement

Dicas — Para aqueles que ainda não estão familiarizados com a harmonização, a sommelier dá exemplos para auxiliar na escolha das melhores combinações. “O croissant de mussarela de búfala com tomate e manjericão harmoniza com o Santa Hortênsia Sauvignon Blanc, já a Pizza de Pepperoni fica perfeita com o Osadia Cabernet Sauvignon. Por outro lado, produtos com queijo Brie harmonizam com o Milani Nero D’Avola IGT”, elenca.

A carta traz rótulos da Argentina, Chile, Portugal, Espanha e Itália, todos com 750 ml e valores que vão de R$ 59 a R$ 99.

A Farina in Natura funciona todos os dias, das 6h às 21h no Infinity At The Sea, na beira mar do Cabo Branco. Outras informações, no perfil do Instagram: @farin

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *