Siga nossas redes

Saúde

Sobe para 21 o número de mortos pela chuva na BA

Bahia está enfrentando a pior chuva para o mês de dezembro desde 1989.

Published

on

Foto: Divulgação

 

Subiu para 21 o número de pessoas mortas em decorrência das fortes chuvas que atingem o sul do estado da Bahia. A ocorrência mais recente foi de um homem de 19 anos, que tentou atravessar uma enxurrada em Ilhéus (BA), na noite de segunda-feira (27), mas acabou se afogando.

O número de feridos permaneceu em 358. Um total de 136 municípios do estado decretaram situação de emergência. O número de pessoas desabrigadas é de 34.163, enquanto o de desalojados soma 42.929.

Na manhã desta terça-feira (28), quatro ministros do governo federal sobrevoaram as regiões atingidas por chuvas na Bahia e se reuniram com o governador do estado, Rui Costa (PT). Eles também anunciaram medidas para auxiliar o esforço de atendimento à população desabrigada e prometeram recursos futuros para a reconstrução da infraestrutura e de moradias.

Advertisement

A Bahia está enfrentando a pior chuva para o mês de dezembro desde 1989, segundo o governo estadual. A cidade de Itamaraju, no sul do estado, foi o município onde mais choveu no Brasil, com 769,8 milímetros de chuva, de acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o que representa mais de cinco vezes o volume esperado para dezembro (148,0 mm).

O Norte de Minas Gerais também sofre com a chuva. Em Salinas (MG), o total de chuva (até a manhã do dia 28) foi de 414,5 mm e é maior do que a média para todo mês e, o maior para dezembro desde 1961.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês de dezembro de 2021 foi marcado por muita chuva em grande parte da Bahia e no norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. O principal fenômeno meteorológico responsável pelas chuvas nessas áreas foi a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é um dos principais sistemas meteorológicos responsáveis pela reposição hídrica em parte do Brasil central no período chuvoso e tem como característica a persistência de uma faixa de nuvens que fica, praticamente estacionada, provocando muita chuva sobre as mesmas áreas por, pelo menos, quatro dias consecutivos.

 

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *