Published
2 semanas agoon
O aplicativo Pardal já recebeu 28 denúncias de irregularidades eleitorais na Paraíba desde o início da campanha para o segundo turno das Eleições Municipais de 2024. As informações estão disponíveis no portal Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), obtidas até esta terça-feira (15).
Campina Grande acumulou o maior número de denúncias, com 24 registros. Já em João Pessoa, foram registradas apenas 4.
Campina Grande e João Pessoa são os únicos municípios da Paraíba onde os eleitores voltam às urnas para escolher prefeitos no segundo turno.
Ainda de acordo com os dados do portal Pardal, 16 denúncias foram relacionadas a prefeito e 12 a partidos, coligações e federações.
A maioria das irregularidades registradas são relacionadas ao uso de adesivos e outdoors.
Para realizar a denúncia, é necessário fazer download do aplicativo Pardal nas lojas de aplicativos de seu smartphone e acessar com login do gov.br ou do E-título.
Logo em seguida, o usuário acessa “criar denúncia”, informar o tipo da denúncia, enviar foto ou áudio e descrever o motivo do requerimento. O usuário pode ainda informar o partido o qual o candidato está cometendo a irregularidade.
O aplicativo foi criado no ano de 2014 para as eleições federais, com o objetivo de permitir que os eleitores denunciem crimes e irregularidades eleitorais de forma anônima, como propaganda irregular, compra de votos ou abuso de poder econômico.
Comícios e circulação paga de propaganda na internet só podem ser realizados até hoje
Pesquisa Veritá mostra Cícero Lucena com 64% e Marcelo Queiroga 36%, em João Pessoa
Pesquisa Quaest mostra Ricardo Nunes com 45% e Boulos com 33% na disputa pela Prefeitura de São Paulo
Veja horários e locais de votação dos candidatos que disputam Prefeitura de João Pessoa
Cícero Lucena lidera pesquisa para Prefeitura de João Pessoa com 53%, seguido por Cartaxo, Ruy e Queiroga
EXCLUSIVO: Paraíba tem 87 municípios com mais eleitores do que habitantes; confira lista