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1 ano agoon
A ideia da rede é juntar a energia das baladas brasileiras com o ambiente intimista das casas londrinas; Hoje, a Folks Pub tem 12 unidades e prevê faturar R$ 65 milhões em 2023
Legenda: Pedro Elero, sócio-fundador e CEO; João Paulo Albuquerque, sócio-fundador ediretor de expansão da Folks Pub Sertanejo – Foto: Divulgação
Foi frequentando um pub de rock em Londrina, no Paraná, que no início de 2014, Pedro Elero, na época com 25 anos e formado em engenharia elétrica pela Universidade Estadual de Londrina, junto ao amigo João Paulo Albuquerque, de 36 anos, formado em Business pela Saint Leo University na Flórida – EUA, idealizou a Folks Pub. Hoje, uma rede de franquia sertaneja com 12 unidades e pretensão de faturamento de R$ 65 milhões para 2023. A marca faz parte do grupo Folks Franquias que ao todo pretende faturar R$ 85 milhões até o final deste ano.
A ideia surgiu do desejo que Pedro tinha de juntar o sertanejo, seu estilo de música preferido, com um ambiente igual ao do pub que frequentava mesmo sem gostar de rock. Na prática, o objetivo era unir a elegância das public houses britânicas e a energia das baladas brasileiras, em um local pequeno e intimista. Para tirar a ideia do papel e torná-la real, os dois amigos juntaram as economias, correram atrás de financiamento, pegaram empréstimos com outros amigos, fizeram uso de cartões de crédito e cheques e, ao todo, investiram cerca de R$ 500 mil reais para inaugurar, em junho de 2014, a primeira unidade da Folks Pub, localizada em Londrina. Ainda no primeiro ano de funcionamento do pub, Pedro e João Paulo inauguraram a segunda unidade, localizada na cidade de Presidente Prudente.
Já nessa época, havia a intenção de expandir o negócio e levar a Folks Pub para o Brasil inteiro. A solução que os dois amigos encontraram para alcançar esse objetivo foi a de entrar para o franchising no ano de 2019. Em pouco tempo, a rede caiu no gosto do público e faturou R$ 35 milhões em 2022. Atualmente está presente em cinco estados, sendo eles: Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Para este ano, os sócios seguem firmes no propósito inicial de levar a Folks Pub para todo o Brasil e pretendem inaugurar mais 10 unidades da rede, alcançando cada vez mais estados.
Disney: inspiração no maior conglomerado de entretenimento do mundo moveu o conceito da franquia
Desde o início, Pedro e João Paulo tinham como meta encantar o público, e por isso, investiram na jornada do cliente e desenvolveram a cultura da Folks Pub, tendo como referência a Disney. Tal como a gigante do entretenimento, que respalda sua gestão de marca nos itens segurança, cordialidade, show e eficiência, a rede de franquia sertaneja opera com base nos fundamentos: sorriso, cordialidade, eficiência e show. Os princípios, servem para nortear todas as decisões da Folks Pub, com foco em impactar positivamente a experiência do cliente.
Além dos quatro fundamentos de base, a franquia também incorporou outras ações inspiradas na Disney, tais como constantes treinamentos com as equipes; interações especiais, por exemplo, as premiações que acontecem nas festas temáticas da rede; e o tratamento diferenciado para os aniversariantes, que além de bottons, ganham uma bebida especial e secreta de aproximadamente 1L, o famoso Drink na Bota.
A balada ainda proporciona outras operações voltadas para a vivência do cliente, como é o caso da ação “Primeiro Cliente”, na qual a primeira pessoa a chegar na casa é recepcionada pelos colaboradores e, dentro do bar, pode preparar seu próprio drink com o auxílio dos bartenders. Toda essa jornada se soma ao ambiente intimista, que se dá pela capacidade de receber até 300 pessoas simultaneamente. Com o slogan ‘por um mundo mais divertido’, a Folks Pub leva um novo conceito de balada sertaneja para o país.