Economia
Holanda lidera investimentos no Brasil e detém 40,5% da fatia investidora europeia superando os EUA e a China
O investimento externo no Brasil chegou a US$ 90 bilhões em 2022 e a US$ 31,6 bilhões somente no 1º semestre deste ano. Os dados alertam empresas interessadas em aterrissar em solo brasileiro e as incentivam em dobrar o aporte
Brasil, julho de 2023: Investidores estrangeiros praticamente dobraram os investimentos no setor produtivo brasileiro no ano passado. Segundo o Banco Central (BC), o saldo dos Investimentos Diretos no País (IDP) foi de US$ 90,6 bilhões em 2022, volume 95% superior ao apurado em 2021 (US$ 46,4 bilhões), alcançando o maior volume dos últimos 10 anos.
Já segundo relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE), os investimentos estrangeiros diretos no Brasil saltaram 68% em 2022, para US$ 85 bilhões. A cifra fez do país, o terceiro maior destino global de FDI, atrás apenas de Estados Unidos (US$ 318 bilhões) e China (US$ 180 bilhões).
Segundo o critério de investidor imediato, a Europa permanece como a região que detém o maior estoque de IDP no Brasil, com 62,9% do total de US$901,4 bilhões. De todo o continente europeu, a Holanda lidera o ranking com 40,5% de todo o investimento, o equivalente a US$ 229,76 bilhões, segundo o mesmo relatório do Banco Central (BC).
“Todo investidor procura solo fértil e oportunidades. O Brasil é um desses locais: um mercado ainda pouco explorado e que merece um olhar minucioso. Decidir trazer um negócio para cá foi apostar no desenvolvimento e no crescimento do país a curto, médio e longo prazo,” afirma Eduardo Delage, um dos sócios-fundadores responsáveis por trazer a empresa holandesa, Bluem, ao Brasil há 3 anos.
A Bluem, há 10 anos no mercado internacional e presente em mais de 50 países, chegou ao Brasil diante do mercado consumidor em alta, injetando aproximadamente US$5 milhões em apenas 3 anos. Inicialmente começou a exportar os produtos e a distribuir no país, porém a logística não era positiva. Então, em 2020, a estrutura física e a produção também passaram a ser nacionais. “A empresa levou em conta os dados atrativos de mercado e apostou todas as fichas em um novo território. Desde 2020 já foram mais de US$ 5 milhões investidos nacionalmente e nossa expectativa é dobrar o aporte nos próximos 5 anos,” assegura Delage, que analisou o perfil consumidor e decidiu trazer itens essenciais para a higiene bucal como cremes dentais, enxaguatórios, espumas e gel, com uma tecnologia diferenciada e o uso do oxigênio ativo na fórmula para tratamentos específicos e uso contínuo em casa.
A empresa holandesa, somente no ano de 2023, já firmou parceria com 3 clínicas odontológicas conceituadas do país, entre elas a Clínica Viotto, a Orthopride e a Oral Unic, confirmando o crescimento e aumento dos investimentos em território nacional. “Em volume geral, o setor odontológico brasileiro é o sétimo mais atrativo do mundo e a evolução desta área também nos impulsionou e nos trouxe até aqui. Estamos confiantes em nossos projetos e certos de uma ótima escolha,” finaliza Eduardo.
Sobre a Bluem
Eduardo Delage é um dos sócios-fundadores responsáveis por trazer a Bluem ao Brasil.
William Oliveira, Diretor de Novos Negócios da Bluem Brasil, responsável pelas ” key account”, novas parcerias com grandes clientes.
A marca foi fundada em 2010, na Holanda, e hoje está presente em mais de 50 países, e desde 2015, no Brasil. Em 2020, a empresa abriu fábrica própria nacional.
Creme dental, gel, espuma e enxaguatório bucal apresentam fórmula exclusiva baseada em oxigênio ativo e lactoferrina indicada para uso no pré, durante e pós cirurgias, e no uso diário para a melhora da saúde bucal.
A linha de produtos Bluem, ganhou pelo quinto ano consecutivo na Holanda, o prêmio BEST PRODUCT OF THE YEAR, sendo os principais produtos vencedores da categoria, do prêmio anual, o Creme oral com três prêmios 2017 -2021 e 2022, Enxaguatório bucal 2018 e a Espuma oral em 2020.