Published
1 ano agoon
A Paraíba já tem um instrumento de concessão de incentivo fiscal a empresas que investem na Cultura. O programa paraibano de Concessão de Incentivo Fiscal ao Setor Cultural foi criado pelo Governo do Estado, por meio do Decreto 43.711, assinado pelo governador João Azevêdo e publicado no Diário Oficial dessa terça-feira (23).
Regido pelas Secretarias de Estado da Cultura (Secult-PB) e da Fazenda (Sefaz), o programa define que cada incentivador poderá aportar até R$ 750 mil por projeto cultural, enquanto cada projeto poderá captar até R$ 1,5 milhão. Para que uma empresa incentive um projeto cultural é necessário que haja uma Carta de Autorização de Captação, que será expedida pela Secult-PB.
O secretário de Cultura, Pedro Santos, informou que a Secult está finalizando a instrução normativa, que deverá ser publicada nos próximos dias, concluindo o regramento jurídico do novo programa de incentivo. “O instrumento permite que as empresas com sede na Paraíba possam patrocinar projetos culturais e terem 100% de aproveitamento no abatimento no ICMS”, explicou.
Quem é quem no Programa – O decreto 43.711 define como incentivadora a empresa enquadrada nos Regimes Tributários Normais, habilitada pela Secult. Já o proponente é a pessoa física ou jurídica – incluindo Microempreendedor Individual (MEI), responsável pela gestão do projeto cultural beneficiário do incentivo fiscal.
O incentivo fiscal está limitado a 0,2% da parte estadual da arrecadação anual do ICMS, relativa ao exercício imediatamente anterior, “correspondente ao montante máximo de recursos disponíveis”. Desse montante, 65% serão destinados à captação de projetos culturais selecionados por meio de editais de chamamento público; e 35% ficam para captação através de projetos culturais credenciados por deliberação da Secretaria de Estado da Cultura.
Governo do Estado entrega reforma do prédio do Serviço de Verificação de Óbitos
Abertas as inscrições para Olimpíada Brasileira de Robótica e Paraíba realiza etapa estadual em agosto
Governo da Paraíba amplia participação popular, transparência e controle social e se prepara para as audiências do PPA Estadual e da LOA/2024
Último sorteio do ano do Nota Cidadã será realizado nesta quarta-feira (28)
Governo divulga vencedores dos prêmios Escola de Valor e Mestres da Educação 2022