Published
1 ano agoon
O Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, instituição pertencente a Cruzeiro do Sul Educacional, reinaugurou do seu ginásio poliesportivo durante o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica Juvenil e Adulto, na semana passada, entre os dias 26 e 30 de julho. O evento simbólico ocorreu no dia 29 de julho, em parte da premiação geral.
A reforma do espaço foi pensada para sediar eventos, projetos e todo tipo de exercícios físicos e esportes, como este CBI – Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Rítmica Juvenil e a Copa Brasil de Conjunto de Ginástica Rítmica Adulto.
A atual reforma incluiu restauração do piso, teto e iluminação da quadra, além da reorganização de todas as áreas de apoio. O ginásio poliesportivo, parte integrante do complexo desportivo do curso de Educação Físicada instituição, foi inaugurado em 1983 com 2.480m² de área construída e com capacidade de 1.600 pessoas sentadas. Já o complexo tem 23.602,51m² de área construída com o ginásio; este abriga a sala de musculação e o Laboratório de Avaliação Física – LAF/Sanny, onde são feitas avaliações antropométricas e neuromotoras da comunidade beneficiada com as atividades físicas gratuitas do curso.
Segundo a Profa. Dra. Mariana de Brito Barbosa, Reitora do Centro Universitário de João Pessoa, o espaço incentiva o esporte e exercício físico de maneiras diversas, beneficiando alunos, professores e a comunidade com serviços acessíveis, uma vez que representa o maior complexo desportivo entre as instituições privadas de João Pessoa. “Estamos muito contentes em reinaugurar o ginásio, que foi submetido a todas as reformas necessárias para a realização de um evento tão importante e conhecido nacionalmente. É importante ressaltar que o Brasil conquistou o primeiro lugar na categoria de ginástica rítmica no campeonato mundial, e fazer parte de mais um capítulo desta história significa muito para nós”.
Além disso, o ginásio está de portas abertas para receber projetos culturais e esportivos, oferecendo também a possibilidade de ser utilizado para diversas modalidades de jogos, atividades cívicas e demais eventos.
O espaço foi palco de diversas competições e eventos notáveis ao longo dos anos, abrangendo desde campeonatos nacionais e internacionais até projetos científicos de relevância. Alguns dos destaques incluem: Campeonato Brasileiro de Judô Sub 13 em 2013 pela Federação Paraibana de Judô (FPJ), o UAEJJF Internacional PRO Jiu-Jitsu Championship em 2017 e o II Simpósio Brasileiro de Ciências do Exercício e do Esporte (SIMBRACE) em novembro de 2019, com foco no exercício físico e desempenho humano. Esses eventos reuniram atletas e pesquisadores, destacando-se como importantes impulsionadores do cenário esportivo e científico.