Alistamento militar feminino tem mais de 27 mil inscritas e prazo segue até 30 de junho

Vão disputar uma das 1.465 vagas ofertadas pelo alistamento militar feminino que segue aberto até 30 de junho para compor o quadro das forças armadas Marinha, Exército e Aeronáutica.
Desde janeiro até o momento, mais de 27,5 mil mulheres já se alistaram voluntariamente para disputar uma das 1.465 vagas ofertadas pelo alistamento militar feminino que segue aberto até 30 de junho, no Brasil. As vagas são para compor o quadro das forças armadas Marinha, Exército e Aeronáutica. A primeira turma será incorporada às Forças Armadas em 2026, com início previsto para os semestres de março (de 2 a 6) ou agosto (de 3 a 7). As aprovadas ingressarão com a graduação de soldado, no caso do Exército e da Aeronáutica, e marinheiro-recruta, no caso da Marinha.
Segundo o Ministério da Defesa, a expectativa é que o número de vagas aumente progressivamente nos próximos anos. A nova política de alistamento feminino prevê, inicialmente, 1.465 vagas em 28 municípios distribuídos por 13 estados, além do Distrito Federal. As vagas são divididas 1.010 para o Exército, 300 para a Aeronáutica e 155 para a Marinha.
A seleção das candidatas ocorre em cinco etapas com alistamento, seleção geral, designação, seleção complementar e incorporação (ou matrícula). As voluntárias passam por entrevista, inspeção de saúde e testes físicos, sendo aptas prestarão serviço militar temporário, com os mesmos direitos e deveres dos homens também convocados. Podem se alistar as mulheres que completam 18 anos em 2025 (nascidas em 2007), desde que residam em um dos municípios contemplados com vagas.
Para participar, é necessário levar:
- Certidão de nascimento ou prova de naturalização,
- Comprovante de residência,
- Documento oficial com foto.
As interessadas podem se cadastrar até 30 de junho, tanto de forma online pelo site alistamento.eb.mil.br, quanto presencialmente, em uma Junta do Serviço Militar. O salário inicial é de R$ 1.177 a partir de janeiro de 2026, além de benefícios como alimentação e alojamento.
As vagas estão disponíveis nos seguintes municípios:
Planaltina (GO)
Águas Lindas de Goiás (GO)
Valparaíso de Goiás (GO)
Formosa (GO)
Santo Antônio do Descoberto (GO)
Luziânia (GO)
Novo Gama (GO)
Cidade Ocidental (GO)
Brasília (DF), Belém (PA)
Belo Horizonte (MG)
Campo Grande (MS)
Canoas (RS), Corumbá (MS)
Curitiba (PR)
Florianópolis (SC)
Fortaleza (CE)
Guaratinguetá (SP)
Juiz de Fora (MG)
Ladário (MS)
Lagoa Santa (MG)
Manaus (AM)
Pirassununga (SP)
Porto Alegre (RS)
Recife (PE)
Rio de Janeiro (RJ)
Salvador (BA)
Santa Maria (RS)
São Paulo (SP)