Siga nossas redes

Política

Pesquisa Datafolha aponta ex-presidente Lula na liderança para 2022

Segundo levantamento do instituto, o ex-presidente Lula (PT) tem 48% no primeiro turno, contra 22% do atual presidente Bolsonaro (PL). Em seguida aparecem Moro (Podemos), com 9%, e Ciro Gomes (PDT), com 7%.

Published

on

Foto: Divulgação

Uma pesquisa do instituto Datafolha, do jornal “Folha de S.Paulo”, revela os índices de intenção de voto para a eleição presidencial do ano de 2022. O levantamento aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a frente do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e venceria a eleição no primeiro turno se a eleição fosse hoje.

O petista aparece com 48% do total de votos no 1º turno, em um cenário em que o atual presidente Bolsonaro, ocuparia a segunda posição, com 22% das intenções de voto. Na sequência aparecem Sérgio Moro (Podemos), com 9%, Ciro Gomes (PDT), com 7%, João Doria (PSDB), com 4%. Há ainda 8% de entrevistados que afirmaram votar em branco/nulo/nenhum, e 2% não sabem em quem votariam.

Já outros candidatos alcançaram as seguintes porcentagens: Simone Tebet (MDB): 1%, Rodrigo Pacheco (PSD): 1%, Alessandro Vieira (Cidadania): 0%, Felipe D’Ávila (Novo): 0% e Aldo Rebelo (sem partido): 0%.

Lula também lidera na pesquisa espontânea, em que o entrevistado diz em quem pretende votar sem ver os nomes dos candidatos. Essa pesquisa pode ser comparada com as anteriores, já que não usa cenários pré-determinados.

Advertisement
Anuncio Lateral

De acordo com o Datafolha, Lula (PT) tem 32% (27% na pesquisa anterior), Jair Bolsonaro (PL) aparece com 18% (20% na pesquisa anterior), Ciro Gomes (PDT): 2% (2% na pesquisa anterior), Sérgio Moro (Podemos): 2% (não aparecia na pesquisa anterior), outros: 2% (3% na pesquisa anterior), Em branco/nulo/nenhum: 7% (10% na pesquisa anterior) e “não sabe”: 36% (38% na pesquisa anterior).

O Instituto Datafolha testou dois cenários. No primeiro, apresentou cinco pré-candidatos: Lula, Jair Bolsonaro, Sergio Moro, Ciro Gomes e João Doria. No segundo, acrescentou mais cinco nomes à lista: Simone Tebet, Rodrigo Pacheco, Alessandro Vieira, Felipe d’Avila e Aldo Rebelo.

O Datafolha também registrou em qual candidato os entrevistados não votariam de jeito nenhum: Jair Bolsonaro (PL): 60%, Lula (PT): 34%, João Doria (PSDB): 34%, Sérgio Moro (Podemos): 30%, Ciro Gomes (PDT): 26%, Rodrigo Pacheco (PSD): 17%, Aldo Rebelo (sem partido): 16%, Alessandro Vieira (Cidadania): 15%, Simone Tebet (MDB): 15%, Felipe D’Ávila (Novo): 15%, rejeita todos/não votaria em nenhum: 3%, não sabe: 1%, votaria em qualquer um/não rejeita nenhum: 1%.

A avaliação do governo Bolsonaro também foi divulgada pelo Instituto. A reprovação ao presidente Bolsonaro se manteve no mesmo patamar negativo de setembro, com 22% de desaprovação. A porcentagem tem diminuído. Em janeiro, 31% consideravam o governo Jair Bolsonaro ótimo ou bom.

Em março, 30%; 24% em maio e em julho; e 22% em setembro e na atual pesquisa. Em janeiro, 31% consideravam o governo Jair Bolsonaro ótimo ou bom. Em março, 30%; 24% em maio e em julho; e 22% em setembro e agora. Já a avaliação “regular”, foram 26% em janeiro; depois 24%; 30%; e 24% nas últimas três pesquisas.

Advertisement
Anuncio Lateral

A pesquisa ouviu 3.666 pessoas entre os dias 13 e 16 de dezembro em 191 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.