Published
2 anos agoon
A Prefeitura Municipal de Campina Grandeconfirmou nesta segunda-feira (3), que a programação oficial do São João 2023 da cidade será divulgada na próxima quarta-feira, dia 5 de abril. Este ano, a festa conhecida como O Maior São João do Mundo completa 40 anos de existência. O evento começa no dia 2 de junho.
O anúncio da programação será feito em um evento na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande, a partir das 18h na quarta-feira (5). O prefeito da cidade, Bruno Cunha Lima (PSD), e o presidente da empresa organizadora da festa, Carlos Parente, irão apresentar a programação.
Entre as novidades já anunciadas pela Prefeitura Municipal de Campina Grande para o São João 2023 de Campina Grande estão o nome da nova empresa responsável pela gestão da festa e a descentralização da programação, com a criação do “Quadrilhódromo“. A empresa Arte Produções de Eventos Artísticos e Locações Ltda, responsável pela festa, é mesma que realiza um dos maiores eventos de agropecuária do Nordeste, a feira Expocrato.
Há uma expectativa que a edição em comemoração aos 40 anos do evento tenha 40 dias de duração, mas o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, informou apenas que a festa deve ter, no mínimo, 31 dias – assim como aconteceu em anos anteriores.
De forma improvisada, “O Maior São João do Mundo”, teve início no dia 4 de junho de 1983 em uma palhoça montada na área, onde hoje é o Parque do Povo, para que as pessoas dançassem forró. Em cinco anos, a festa já estava incluída no calendário turístico do Brasil.
Isso porque o então prefeito Ronaldo Cunha Lima resolveu centralizar a festa junina da cidade. No primeiro ano, não há uma confirmação de quantos dias o evento durou, mas a partir do ano seguinte, em 1984, o evento passou a ter duração de 30 dias.
Com o sucesso da festa nos três primeiros anos, em 1986 a prefeitura começou a construir o Parque do Povo, local onde a festa permanece acontecendo.
Construção da Pirâmide do Parque do Povo, em Campina Grande — Foto: Divulgação/IHCG
Cinco anos depois da criação, o São João de Campina Grande já era uma festa de grande proporção pelo nome e pelo tempo de duração. Por isso, em 1987 o “Maior São João do Mundo” foi incluído no calendário oficial do Instituto Brasileiro de Turismo. Na época, o presidente da Embratur era João Dória Júnior.
Depois desse ano, o festejo passou apenas por mudanças estruturais no local onde é realizado, a exemplo da construção da Pirâmide e da localização do palco principal, até que em 2017 passou a ser realizada através de uma parceria entre os setores público e privado. As empresas parceiras foram escolhidas, deste então, por meio de licitações.
Em 2022, o São João de Campina Grande recebeu o título de maior festa junina do país, concedido pelo Instituto Ranking Brasil. O reconhecimento aconteceu na noite de encerramento do evento. Para o instituto, os números do “Maior São João do Mundo” – como a festa é conhecida – foram impressionantes em 2022, o que a consolidou como a maior do país.
São João de Campina Grande recebe título de maior do Brasil — Foto: Codecom PMCG / Divulgação
texto retirado do link – https://g1.globo.com/pb/paraiba/sao-joao/2023/noticia/2023/04/03/programacao-do-sao-joao-2023-de-campina-grande-e-divulgada-nesta-quarta-5.ghtml
Tempestade deixa rastros destruição e alagamentos em Campina Grande
Nota Cidadã divulga os 31 ganhadores do mês de maio
Abertura da Copa Paraíba de Futebol Raimundo Braga será neste sábado, em Campina Grande
Governo Federal entrega 1 mil chips com internet à crianças e jovens de Campina Grande (PB)
Parque Bodocongó, em Campina Grande, recebe evento de bicicross neste domingo
Paraíba abre 14.721 vagas de emprego em novembro e gera saldo positivo pelo nono mês consecutivo, revela Caged