Published
2 anos agoon
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira (3) que o governo avalia um programa para renovar a frota de veículos do país, tirando de circulação os mais velhos e mais poluentes, numa ação a favor do meio ambiente.
Haddad deu a declaração ao sair de uma reunião com o vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin.
A ideia, segundo Haddad, é indenizar os donos de veículos antigos. O dinheiro não sairia do governo, mas de um fundo alimentado com recursos pagos por petroleiras. .
“Eu vim tratar com o vice-presidente da possibilidade de estabelecer um programa que usa os fundos das petroleiras e dedicar esse fundo à transição ecológica por meio da renovação de frota, de carros muitos velhos que precisam ser retirados de circulação mediante indenização para que a frota seja renovada em proveito do meio ambiente”, afirmou Haddad.
“É um recurso de um fundo que já existe”, completou o ministro,
Haddad falou que vai montar uma equipe para analisar a proposta apresentada por Alckmin, mas disse que, se levada em frente, é uma proposta de fácil implementação.
O ministro não deu mais detalhes de como poderá funcionar esse programa para a população.
No fim do ano passado, o governo Bolsonaro regulamentou as regras do Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária (Programa Renovar).
Contudo, os benefícios do Programa Renovar se aplicam somente a caminhões, implementos rodoviários, ônibus, micro-ônibus, vans e furgões, e não a carros, como citou Haddad nesta segunda-feira.
texto original no link – https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/04/03/governo-avalia-usar-fundo-de-petroleiras-para-renovar-frota-de-carros-e-combater-a-poluicao.ghtml
“Temos 150 bilhões de dólares de comércio bilateral e nossa meta é aumentar esse comércio e diversificá-lo”, diz Geraldo Alckmin durante reunião da COSBAN
Em Davos, Haddad e Marina destacam trabalho conjunto pela retomada do crescimento
João Azevêdo vai a Brasília para ato de filiação de ex-governador Geraldo Alckmin
Ex-governador de SP Geraldo Alckmin filia-se ao PSB para formar chapa com Lula