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2 anos agoon
Com mais de 40 anos atuando com educação sociointeracionista, fundadora do Colégio Primeiro Mundo, Aldimar Wanderley, comenta importância da pedagogia afetiva na primeira infância
A primeira infância, que vai dos zero aos seis anos, é um momento importantíssimo para o desenvolvimento da criança e a afetividade favorece a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo. “A afetividade influencia muito no processo de aprendizagem das crianças. É indispensável na família e se estende à escola, com professora e demais funcionários da escola. Desta forma, ela é motivada a aprender”, diz Aldimar Wanderley, diretora e fundadora do Colégio Primeiro Mundo.
A primeira infância também é um período de adaptação da criança ao meio físico e social, e os vínculos afetivos construídos nessa fase são essenciais para a evolução. “Às vezes, as pessoas ficam preocupadas com o tempo que dedicam a essas crianças e o mais importante é a qualidade desse tempo. Que esse momento seja de afeto, atenção, interação e empatia, na família ou na escola. A criança que é educada com afeto se sente motivada a desenvolver melhor o socioemocional e o cognitivo que são essenciais para a vida”, destaca.
As demonstrações de carinho, cuidado e respeito entre professores, crianças e seus pares são constantes no Colégio 1° Mundo. “Na escola, as crianças são recebidas e tratadas com afeto na chegada até a saída da escola, todos sempre com um sorriso no rosto, um bom dia ou boa tarde e uma palavra de carinho. A partir de uma abordagem humanista a professora promove um espaço agradável e motivador em sala de aula para as crianças desenvolverem o seu potencial e habilidades”, completa.
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